É com alegria que os recebemos em nossa Igreja para celebrarmos os 100 anos de sua fundação.
Em 14 de outubro de 1906 um grupo de cerca de 50 pessoas reunidas na antiga Escola Alemã na praça dos Andradas, acompanhadas pelo Pastor Wilhelm Bauer da Paróquia Centro de São Paulo, fundaram a Igreja Evangélica Luterana em Santos.
Hoje 14 de outubro de 2006, 100 anos se passaram.
Um século não é um mês ou um ano. É uma história de fé, de testemunho do amor que vem de Deus, de construção de um caminho de esperança.
Hoje celebramos este passado, agradecendo a Deus por ter nos conduzido até aqui e pedimos que ele nos acompanhe nesta celebração e abençoe o nosso futuro.”
Com estas palavras o presidente da Paróquia de Santos, sr. José Carlos de Carvalho Silva, saudou os presentes no culto que comemorou os 100 anos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Santos no último dia 14 de outubro às 19h.
O culto festivo marcou os festejos do centenário, os quais estão mobilizando a Paróquia de Santos durante todo o ano de 2006. A história da Paróquia de Santos foi celebrada com gratidão e alegria como um caminho de esperança, que com muita coragem, carinho e persistência continua sendo construído.
A prédica baseada no texto de Lucas 5.1-11, foi um convite a permanecermos firmes no testemunho do Evangelho, a lançarmos a rede nas águas de Santos como pescadores de gente, promotores da vida e esperança. A prédica foi dirigida pelo Pastor Guilherme Lieven, que está se despedindo da Paróquia do ABCD para assumir a função de Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste em dezembro de 2006. Durante a celebração o pastor Guilherme também animou a todos com a apresentação de músicas.
Durante os seus cem anos de história muitas pessoas passaram pela vida da Igreja em Santos. Cada uma delas deu a sua contribuição e ajudou a construir uma história de testemunho de fé. Representando as centenas de pessoas que construíram e constróem esta história foram homenageadas a senhora Bertha Reichardt e Bárbara Geise, mãe e filha. A senhora Bertha Reichardt, natural da cidade de Santos e com 95 anos, é viúva do Pastor Reichardt que veio da Igreja de Berlim em 1929 para servir na Paróquia de Santos. Ele acompanhou a construção do atual templo em 1935, o fechamento da Igreja durante a Segunda Guerra Mundial e ajudou na retomada das atividades no período pós-guerra.
Após o culto todos se confraternizaram no salão comunitário, onde não faltou o bolo e o “parabéns a você”. Muitas pessoas amigas da comunidade estiveram presentes, bem como representantes de comunidades irmãs da União Paroquial de São Paulo, de outras igrejas e entidades da cidade de Santos.
A força da história da Igreja Evangélica Luterana em Santos não está na grandeza de uma instituição, mas no testemunho de fé de centenas de pessoas que ousam viver o amor que vem Deus.