Sou Pastor Wilhelm (Guilherme) Nordmann, Pastor da Paróquia de Santos desde 1º de outubro de 2014, e também atendo a Paróquia Vila Campo Grande na zona Sul de São Paulo, onde estou desde 2012. Sou alemão, 50 anos, mas com história no Brasil desde 1986.
Sou casado há 21 anos com Edjane, brasileira, e temos duas filhas, Luisa e Isabel, nascidas em São Paulo e criadas em parte na Alemanha. Minha formação teológica se deu em Hermannsburg na Alemanha entre 1987 e 1994 com uma inserção de intercâmbio no Brasil de 1990-1992.
Iniciei o pastorado em Hannover/Alemanha, mas logo passei para a Paróquia de St. Amaro onde fiquei de 1995 a 2006. Ali exerci várias funções: Foi coordenador do Programa Comunitário da Reconciliação, iniciei o trabalho missionário em Embu das Artes de 1998 a 2003 (hoje coordenado pela Paróquia Centro), fui coordenador para formação e adultos do nosso Sínodo Sudeste dirigindo o Curso Básico da Fé em diversos locais (também em Santos em 2001).
Fui Pastor na Comunidade Vila Campo Grande já neste período de 2002 a 2006. De 2004-2006 fui Coordenador do Colégio de Obreiros da União Paroquial. Em 2006 retornamos a Alemanha onde fui Pastor na Paróquia de Bovenden (próximo a Göttingen) de 2007 a 2012.
Em 2012 apareceu a chance de retornar no Brasil e voltamos para Vila Campo Grande na Zona Sul de São Paulo onde residimos. Para isto sai do vínculo com a Igreja Evangélica da Alemanha e me tornei Pastor da IECLB.
Teologicamente sinto-me ancorado firmemente em nossa tradição luterana, sem, porém estar preso a tradicionalismos. Compreendo o exercício do pastorado como uma aprendizagem da co-responsabilidade em conjunto com a comunidade. Professamos como parte central da nossa identidade luterana o “Sacerdócio Geral de todos os Crentes” e compreendo que o crescimento da comunidade depende se conseguimos por isto em prática.
Tudo depende da nossa capacidade de somarmos na tarefa diária de sermos testemunhos do amor de Deus através da comunidade. Se abraçarmos esta idéia, esta parceria nova pode ser um sucesso para a Paróquia de Santos mesmo que o novo Pastor precisa dividir seu tempo entre as duas Paróquias. Cada pessoa procure e ache seu espaço na comunidade e o Pastor irá somar-se a isto e podemos ter um resultado excelente!
Wilhelm Nordmann