Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
É antes de tudo, o mês da Reforma Protestante. Martim Lutero não tinha ideia que a divulgação das suas 95 teses em 31 de Outubro de 1517 (Wittenberg), com intenção inicial de apenas provocar o debate sobre a Igreja como ela era e as questões de fé, evoluísse para uma nova abordagem da fé.
Esta reforma foi muito mais abrangente que o imaginado.
Provocou uma nova visão também da vida em sociedade, pois ele advogou a necessidade de escolas para a alfabetização e profissionalização, para que todos pudessem ler a bíblia por si mesmos e poder exercer um oficio. Foi importante porque também acabou com o a tirania do pensamento único e possibilitou o crescimento da consciência de todos os cristãos.
Nossa Comunidade também faz aniversário neste mês. Em 14 de Outubro de 1906, e significativamente, seguindo os ideais de Lutero, foi fundada dentro de uma escola, onde funcionou por vários anos até a construção de nosso templo.
Esta escola por sua vez, era mantida pela “Sociedade Beneficente Alemã”, o “Deutscher Hilfsverein” mantida por ricos empresários alemães da região, para socorrer os imigrantes em situação difícil.
E por ultimo, mas nem por isso menos importante, comemoramos em nossas Paróquias de Santos e Vila Campo Grande, o primeiro aniversário da parceria iniciada em 01 de Outubro de 2014.
Esta parceria está dando certo e podemos comemorar várias pequenas vitórias, como o crescimento da membresia, o atendimento de todos os serviços eclesiásticos.
Os cursos de fé, estudos Bíblicos e o ensino Confirmatório estão sendo conduzidos com entusiasmo pelo Pastor e participantes.
E apesar da escassez de tempo até um programa de visitas está sendo realizado pelo Pastor. Não podemos esquecer da participação de todos nos trabalhos da Igreja e nas confraternizações.
Desejamos, com a ajuda Deus, continuar a trabalhar para o crescimento de nossa Comunidade e sua missão, e que muitos e muitos aniversários sejam comemorados.
Pasquale Caporrino