Prezados membros da nossa Paróquia!
As Sementes e a Comunidade
Um velho General Francês, ao saber da promoção do filho de um companheiro de armas, para o posto de Tenente, e a respectiva designação para o comando de um Forte no Norte da África, enviou-lhe uma carta de felicitações e incentivo, juntamente com um pequeno saco de papel pardo.
Alguns anos depois, este General, fazendo uma inspeção na área, lem-brou-se do filho do amigo e foi visitá-lo. Após os cumprimentos de praxe, perguntou-lhe sobre o conteúdo do saco. O Tenente respondeu que recebeu as sementes, mas não as plantara, pois as instruções diziam que deveriam ser regadas diariamente, e que levariam ‘100 anos’ para atingirem a idade adulta e gerarem sombra e frutos. Pois é meu jovem, disse o General, se as tivesse plantado e cuidado, agora só faltariam ’96’!
Esta pequena história nos leva a refletir sobre como agimos frente ás sementes que herdamos. Como o jovem que acredita ter todo o tempo do mundo, mas acha perda de tempo regar uma vez ao dia algo que só vai medrar daqui a muito tempo? Ou, como aquele, que mesmo sabendo que este esforço não vai lhe dar resultados imediatos, o faz para beneficio de sua e das próximas gerações.
Nós desfrutamos de uma Comunidade que foi construída por pessoas que nos antecederam, e das quais não conhecemos sequer os rostos. Elas receberam as sementes, foram solo fértil, e hoje, podemos congregar com nossos irmãos. Devemos proteger e cuidar das sementes, para que as futuras gerações, também tenham condições de semear e realizar a missão de ser Igreja.
Em nossa comunidade estamos num momento desafiador, porém com esperança. Miremos o Evangelho de Marcos 4.8: “Outras [sementes] enfim, caíram em boa terra, e deram fruto que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e cem por um”.
Com a colaboração de todos os membros isto pode se tornar uma realidade entre nós.
A Paz de Cristo esteja com todos!
Pasquale Caporrino - Presidente