Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!
O lema deste ano da IECLB é: “A Igreja da Palavra.”
A palavra é o componente mais importante de uma frase, é um elemento mágico que dá forma à imaginação, transformando a em texto, que lido em um determinado contexto, dá vida ao personagem da criação, seja num texto teatral, jornalístico ou a um texto bíblico, por exemplo.
A palavra é o fragmento que dá graça à retórica e são necessários inúmeros fragmentos para compor um único pensamento; e muitos mais para exprimir a ideia de um orador ou para expressar um sentimento.
A palavra é a chave da comunicação, mesmo na comunicação por sinais, porque quando se junta determinados sinais, estes formam uma palavra.
Imaginemos no início, quando se descobriu que se podia produzir sons.
Tenho certeza que Deus deu esse discernimento aos indivíduos e estes então começaram a unir os sons para identificar e diferenciar objetos, e mais adiante, unir os sons para expressar um pensamento.
A palavra é o símbolo da fala, símbolo que dá formato ao pensamento que identifica e separa os seres humanos. Dos animais; e convenhamos, isto não é pouco.
O que separa um homem de bem de outro, são os bons pensamentos e por conseguinte, as boas palavras.
Jesus se serviu das boas palavras. Das palavras certas para, por meio das parábolas, exemplificar os milagres e a grandeza de Deus.
A palavra quando dita com a voz do coração, é a palavra bendita, que quando ouvido cala no fundo da alma.
A nós cabe ouvi-la e passá-la: seria a palavra unida à ação numa corrente de fé.
Assim seja!
Maria Lucia Walter Caporrino