A Palavra de Deus fala com você neste tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Sou Pastor Odair Braun, Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema, com sede em Curitiba e 1º Vice Presidente da IECLB. A Palavra Bíblica que nos inspira neste novo dia é de Dt 8,12,14: Vocês terão toda a comida que quiserem, construirão casas boas, onde morarão. Então tomem cuidado para não ficarem orgulhosos e esquecerem o Senhor, nosso Deus.
Estas palavras são proferidas em contexto de deserto, pelo qual o povo de Israel, após ser liberto da escravidão do Egito, peregrinou por 40 anos. Falamos de um lugar de pouca vida, de uma realidade desafiadora. Basta lembrar que o deserto é de muito calor de dia e frio à noite. As condições de vida naquele contexto são desafiadoras. Agora o povo de Deus estava na iminência de entrar na terra prometida, onde o leite e o mel seriam fartos e abundantes e não faltariam nunca.
Diante desta realidade Moisés admoesta. Esta admoestação é atual para os nossos dias. Moisés entrega ao povo de Deus esta palavra de orientação visando que seja preservada postura de fidelidade e reconhecimento diante de Deus. Por isto Dt 8 recorda que Deus é a fonte e origem das bênçãos. Por isto o conselho e admoestação de Moisés ao seu povo, alertando para que jamais esqueça o que Deus havia promovido em sua história, desde a saída da terra da escravidão e por cada um dos dias de peregrinação pelo deserto. Moisés ensina que a gratidão a Deus deve ser a marca do povo de Deus. Isto é atual. Não deve ser esquecido.
Moisés adverte e ensina para que o povo de então, assim como nós hoje, não deixemos a soberba e a arrogância ser preponderante, levando ao esquecimento dos benefícios concedidos por Deus. Moisés ensina: cada bênção recebida vem de Deus, não podendo ser atribuída a força e mérito pessoal. A autossuficiência é um dos piores males dos tempos modernos. A este sentimento devemos resistir e combater.
Oramos: Bondoso Deus! Guia nossos passos em cada momento e situação de nossa vida, assim como fizeste com o teu povo ao longo da sua peregrinação pelo deserto. Enche-nos de humildade e confiança nas tuas promessas. Amém.
A Campanha da Fraternidade de 2021 é organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – Conic. Tem como tema: Fraternidade e dialogo: compromisso de amor. O lema bíblico diz: do que era dividido fez uma unidade (Ef. 2.14).