A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil assume em sua Constituição o compromisso ecumênico. A partir dele ela cultiva relações com as igrejas que confessam Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
As comunidades vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil entendem que a pulverização do cristianismo em inúmeras denominações e a concorrência entre elas representam um contra-testemunho para a fé cristã. Elas tem consciência de que não podem ficar isoladas e, por isso, estão dispostas e abertas para o diálogo e a cooperação.
As comunidades e suas lideranças acompanham atividades celebrativas de caráter ecumênico dentro do seu contexto. Exercitam a visitação fraterna e participam de organismos e organizações que promovem ações conjuntas. Os ministros ordenados e ministras ordenadas ajudam a desconstruir preconceitos e assumem uma postura de acolhida e respeito com pessoas de outras denominações cristãs.
Na área ecumênica a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil estabeleceu relações em diversos níveis com Igrejas cristãs do Brasil e do exterior. Assinou acordos de cooperação, mantêm diálogos bilaterais, estabeleceu parcerias, realiza intercâmbios e participa de organismos e organizações de caráter nacional e internacional.