Federação Luterana Mundial
Mensagem de Natal 2017 – Imensa Alegria
Irmãs e irmãos em Cristo,
É com muita alegria que, em nome das igrejas membros da Federação Mundial Luterana, lhes trago saudações de Natal desde a cidade de Numan, onde está a sede da Igreja Luterana da Nigéria.
Apesar dos enormes desafios que ameaçam a plenitude da vida em todo o mundo, desejo cumprimentá-los com palavras de imensa alegria por causa da minha convicção cristã, expressa nas palavras de Lucas 2: 13-14:
No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos louvando a Deus e dizendo:
Glória a Deus nas maiores alturas do céu!
E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!
Embora as forças do mal busquem minar nossa humanidade comum, a paz de Deus que transcende todo entendimento humano permanece conosco. A paz de Deus nos conforta em tempos de turbulência e crise.
Este hino de louvor, cantado pela multidão de anjos celestiais quando anunciaram o nascimento do Messias, faz eco à promessa de Deus de benevolência e favor.
Hoje, somos realmente confrontados com inúmeras atrocidades: ataques terroristas, mesmo a locais de adoração, abuso de poder político, extremismo religioso violento, proliferação nuclear, demonstração injustificada de forças militares, injustiças sistêmicas e sistemas econômicos impulsionados pela ganância.
Além disso, somos afetados pelo impacto de mudanças climáticas drásticas que alguns ainda negam, e testemunhamos casos sórdidos de pessoas traficadas e / ou vendidas como escravas, e entre outras questões a violência de gênero, a migração forçada e irregular e a crise de refugiados.
A experiência de dor é muito grande em muitos países e famílias em todo o mundo, onde quer que os poderes das trevas estejam agindo.
Podemos até ser motivados a perguntar: Onde Deus está em circunstâncias tão dolorosas? Precisamente, Deus está conosco, Deus nos observa e nos reafirma que nossa redenção está próxima. É essa garantia que define nossa jornada, não as forças das trevas.
Como os pastores, que não perderam tempo, mas apressaram-se para compartilhar e agir com as boas novas que receberam do anjo, possamos também nós nesta época de Natal e Ano Novo nos comprometermos a proclamar as boas novas de nossa redenção, a qual que nos impulsiona para sermos instrumentos de paz, justiça e de ações que promovem vida e enriquecem toda a humanidade, pois somos pessoas que incorporam a imagem de Deus.
Que o canto dos anjos
Glória a Deus nas maiores alturas do céu!
E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!
permaneça em nossos corações e em nossas comunidades, e que cada um e cada uma de nós seja uma fonte de amor, carinho e cuidado para os nossos vizinhos.
Rezo para que as bênçãos de Deus permaneçam com vocês neste Natal e no ano de 2018.
Arcebispo Dr. Panti Filibus Musa
Presidente da Federação Luterana Mundial