O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) enviou, por meio do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC), uma carta de apoio incondicional aos trabalhos do Sínodo sobre a Amazônia.
Oramos para que as decisões que serão tomadas por este Sínodo contribuam para uma ação evangelizadora encarnada na realidade dos povos das Florestas e na afirmação de que a Casa Comum, em toda a sua diversidade, é uma expressão da graça amorosa do Deus da Criação, diz um trecho do documento.
A seguir, confira a íntegra:
SAUDAÇÃO ECUMÊNICA PARA O SÍNODO DA AMAZÔNIA
Queridos irmãos e irmãs reunidos no Sínodo da Amazônia,
Graça e paz!
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) expressa o seu apoio incondicional ao Sínodo da Amazônia, que acontece neste mês de outubro, no Vaticano. Alegramo-nos com vocês pela possibilidade de reunir a diversidade amazônica em um encontro cujo objetivo é discutir a presença evangelizadora da Igreja neste território e, ao mesmo tempo, realizar a denúncia profética das ameaças reais pelas quais passa esta imensa biodiversidade. Tais ameaças são a materialização da ambição humana pelo lucro, sem critérios.
O anúncio é inerente à profecia. Portanto, oramos para que as decisões que serão tomadas por este Sínodo contribuam para uma ação evangelizadora encarnada na realidade dos povos das Florestas e na afirmação de que a Casa Comum, em toda a sua diversidade, é uma expressão da graça amorosa do Deus da Criação. Portanto, cabe a nós, pessoas batizadas, em irmandade com as diferentes tradições de fé presentes neste imenso território, nos deixarmos provocar por esta graça, reconhecendo que a força criativa de Deus transcende a capacidade humana de compreender a complexidade da vida presente no bioma amazônico. Talvez, a Amazônia seja o melhor testemunho de que a Casa do Pai é de muitas moradas (Jo 14.2). Ela é a morada de todos os seres vivos: árvores, rios, sementes, animais, seres humanos, águas...
O CONIC, a partir de seu testemunho ecumênico, participa em diferentes iniciativas que têm como objetivo o apoio ao Sínodo da Amazônia. Destacamos o movimento “Somos Amazônia”, impulsionado por Christian Aid com o apoio do Fórum Ecumênico ACT- Brasil que coletou a assinatura de mais de 130 igrejas e organizações ecumênicas da América Latina, que atenderam à convocação para a oração, ação e reconhecimento da urgência em assumir que o planeta corre riscos.
Junto com movimentos populares, intelectuais e artistas, reunidos na Escola Florestan Fernandes dialogamos sobre o Sínodo e saudamos a coragem do processo participativo e democrático de construção das propostas apresentadas no Instrumentum Laboris.
Como parte do movimento ecumênico, saibam que nosso Conselho de Igrejas caminha com vocês para que a igreja, enquanto povo de Deus em movimento, se torne cada vez mais defensora dos direitos humanos e das florestas. Somos parceiros no anúncio dos direitos territoriais dos povos indígenas, de quem temos muito que aprender, para avançarmos na perspectiva política do bem comum e do bem viver. Nosso testemunho público da fé em Jesus Cristo expressa-se também no apoio e na promoção da agroecologia, da agricultura familiar, camponesa, indígena, quilombola.
Por fim, manifestamos nossa gratidão por oportunizarem que o Conselho Amazônico de Igrejas (CAIC), nossa voz ecumênica na Amazônia, possa participar deste momento na qualidade de convidado-fraterno. Esta gratidão se concretiza no nosso compromisso de promover a fé em Jesus Cristo a partir do respeito à diversidade dos povos e deste imenso território vivo chamado Pan-Amazônia.
Ao Papa Francisco, nossa oração.
E aos irmãos e irmãs, nossa gratidão por sermos Um em Diversidade.
CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL