Que a graca, a paz e o amor de Deus sejam com todos nós. Amém.
No evangelho de Lucas 23.33-34, lemos: Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali crucificaram Jesus, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.
E, logo adiante, em Lucas 24. 7, lemos ainda: O Filho do Homem precisa ser entregue aos pecadores, precisa ser crucificado e precisa ressuscitar no terceiro dia.
Nestes dois trechos da Bíblia temos a recordação da morte de Jesus e também da sua ressurreição. Neles fica evidenciado que nós somos também os pecadores que Jesus pediu que o Pai perdoasse e somos os beneficiados com sua a ressurreição, a saber: a ressurreição de Jesus significa a nossa também, por Graça e misericórdia de Deus.
De forma pedagógica e didática quero convida-los para fazerem em casa duas decorações que ajudarão a meditar sobre esses textos bíblicos. Todos da família vão amar essas decorações, em especial as crianças.
A primeira decoração chama-se o JARDIM DE PÁSCOA. A segunda é a da ÁRVORE DA PÁSCOA.
Para o Jardim de Páscoa, para a primeira decoração, é necessário: uma bacia rasa (pouca profundidade), um pote pequeno para servir de túmulo, terra, pedras pequenas e uma pedra maior para colocar na entrada do túmulo, musgo ou sementes de alpiste ou trigo, galhos secos para confeccionar as cruzes e barbante.
Dicas de como fazer:
A) Preencher toda a profundidade da bacia com terra. Depois, colocar o vaso pequeno quase no centro da bacia, sobre a terra e deitado. Preencher com terra em volta do vaso, criando um morrinho.
B) Colocar as pedras pequenas na frente da abertura do pote (gruta/túmulo). Colar a pedra maior ao lado da abertura do túmulo, representando que ela foi removida.
C) Sobre toda a superfície de terra, plantar sementes de alpiste ou trigo. As sementes levam em torno de dez dias para germinar. Regar levemente em torno de dez dias. No lugar de sementes, pode-se colocar musgo. Com os galhos secos, fazer as três cruzes, amarrando com barbante onde os galhos se cruzam. Fixar as Cruzes na terra, atrás da gruta.
Olhem só como vai ficar (Vídeo).
Para a Árvore de Páscoa é necessário: galhos secos e ovos coloridos. Ela é montada com galhos secos, que recordam a frieza e a morte do sepulcro de Jesus. Nos galhos são colocados ovos coloridos, que recordam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor e, por consequência, a nossa também.
Olhem só como vai ficar (Vídeo).
Oremos:
Ó Deus! Graças rendemos pelo seu amor por nós expresso na cruz e na ressurreição. Nisso vemos a sua misericórdia e compaixão em nosso favor. Olha por nós também neste momento crítico da pandemia. Abrace com o seu amparo as pessoas doentes, as famílias enlutadas e todos os cuidadores e cuidadoras da área da saúde. Concientize também a população para todos os cuidados sanitários necessários. Que ninguém os nigligencie. Amém.