Saudação: Olá meu irmão. Olá minha irmã. Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja contigo. Amém!
Antigamente, quando a gente comprava um eletrônico, um eletro doméstico, a gente tinha a sensação que ele durava muito mais. É bem verdade que a maioria dos produtos, atualmente, são altamente descartáveis. Estragou? A gente joga fora e compra de novo. É um traço da nossa sociedade consumista, nada é feito para durar.
Esse conceito de que nada é feito para durar, nos vem das pesquisas e dos livros que o Polonês sociólogo Zygmunt Bauman escreveu. E ele diz que a nossa modernidade é líquida porque ela se comporta como os líquidos. Os líquidos, eles são instáveis, eles tem falta de coesão e eles também não tem forma definida.
Me diz meu irmão, minha irmã se tantas e tantas vezes a gente se sente assim, boiando, sem um solo firme para pisar? Jesus nos questiona diante dessa situação, quando usa de uma parábola. Essa parábola, nós encontramos em dois evangelhos, Mateus e Lucas. É a parábola da pessoa que constrói a sua casa sob areia e a outra que constrói sob a rocha.
No evangelho de Mateus diz que quem ouve os ensinamentos de Jesus e quem vive de acordo com eles é como uma pessoa que constrói a sua casa, ou seja, a sua vida sobre uma base sólida.
No evangelho de Lucas, a gente tem uma nuance um pouquinho diferente. Eu gosto da versão de Lucas porque vai dizer que quem ouve os ensinamentos de Jesus e é obediente a eles é como a pessoa que cava, bem fundo, para colocar o alicerce da sua casa na rocha. E aí não tem tempestade, não tem tempo líquido que derrube a casa.
Meu querido irmão, minha querida irmã, a gente precisa se esforçar para ser o contraponto dentro desse mundo líquido. Enquanto tudo ao nosso redor, tende a sensação da liquidez, compete a nós solidificar, buscar bases firmes para conduzir as nossas vidas, as nossas relações e a nossa maneira de ser em sociedade. Que a nossa base, sejam os ensinamentos de Jesus Cristo. Que assim seja, Amém!
Oração: Ora comigo? Querido Deus não permita que naufraguemos no meio do caos dessas águas turbulentas dos tempos modernos. Dá – nos a paz que precisamos e a sabedoria para cavarmos fundo e buscarmos alicerces firmes em ti para conduzir a nossa vida. Por Cristo Jesus é que nós oramos. Amém!
Bênção: Que Deus mantenha a tua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressa e sem preguiça. Que assim te abençoe o Deus que é Pai-Mãe, Filho e Santo Espírito. Amém!