Em Lucas 9.23 Jesus disse o seguinte: “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”. Observe que Jesus dizia isso para todas as pessoas que o ouviam. A frase “tome a sua cruz” não se deu muito bem com os ouvidos de muitas pessoas! Se pedir por uma definição, pode ser que você vá ouvir as seguintes respostas: “minha cruz é o meu trabalho ou meu chefe mal-humorado”. Predomina a ideia de que a cruz é qualquer aflição constante ou incômodo pessoal. Deus, pensam alguns, distribui cruzes como o guarda entrega multa para quem estacionou em lugar proibido. Você não quer, mas tem que levar. Não tem opção! É como se cada pessoa tivesse a sua cruz e tenha que se acostumar com ela.
Vamos falar sério. Jesus está reduzindo a cruz a incômodos ou dores de cabeça? Certamente que não! A cruz significa mais do que isso. Ela é a ferramenta de Deus para a nossa redenção, instrumento de salvação – prova de seu amor por nós. Tomar a cruz, portanto, é carregar o fardo de Cristo pelas pessoas do mundo. Ainda que nossas cruzes sejam parecidas, nenhuma delas é igual.
Cada um tem a sua própria cruz para carregar – uma tarefa que Deus preparou para você realizar. Esta tarefa combina com suas paixões e vai pedir que você faça uso dos dons e talentos que ele te concedeu. Tome a sua cruz e seja uma bênção para a vida muitas pessoas.
Vamos orar: Senhor Jesus, que com alegria usemos nossos dons e talentos para ajudar o ferido, para alimentar o faminto e para compartilhar nosso amor com aquelas pessoas que estão desorientadas. Que assim encontremos nosso chamado em ti. Graças damos. Amém.