Solidão na Pandemia
“Eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mateus 28.20).
Cristo nos faz uma promessa muito bela e importante agora que já vivemos cerca de 140 dias de distanciamento social por conta do coronavírus. Sim, é hora de perguntar sobre o sentimento da SOLIDÃO: como vai a solidão?
Algumas pessoas até gostar de estar sozinhas e sentem-se bem assim. É a solidão voluntária. Cristo a recomendou como boa espiritualidade quando disse: ao orar retire-se para o teu quarto e feche a porta (Mateus 6.6).
A solidão também é sentida como vazio da alma. São as pessoas que se sentem sozinhas quando estão rodeadas por pessoas na rua, em festas e também na comunidade de fé. Ou trabalham o dia todo todos os dias para preencher este vazio e fugir do vazio que sentem.
E há também aquelas pessoas que são obrigadas a ficar sozinhas. São pessoas doentes, idosas, de rua, e as que sofrem o impacto do distanciamento social. Não podemos receber abraços e viver em comunhão. É a solidão involuntária.
Cristo a experimentou quando na cruz clamou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27.46) são suas palavras na cruz e num momento difícil.
As duas últimas formas de solidão precisam de cuidados. Medite os seguintes conselhos:
1º o conselho da fé: a fé crê na promessa e torna Deus presença quando diz: “eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mt 28.20) e ela pode ser vivida no silêncio da oração;
2º o conselho da psicologia: ela recomenda conhecer-se profundamente. A solidão que perturba “é quando uma pessoa se vê sozinha, mas não está contente consigo mesma.” (Mayrink, p. 71). E recomenda: seja uma boa companhia para você mesmo/a;
O 3º conselho é destinado às pessoas que lidam bem com a solidão. Agradeça a Deus por esta dádiva em tua vida e quebre a solidão de alguém. Mande uma mensagem. Telefone. Dê um alô. Normalmente tudo o que pessoas solitárias precisam é de um pouco de solidariedade;
4º e, sim, se necessário, não hesite em procurar ajuda profissional. O Centro Social Heliodor Hesse pode te ajudar.
Oremos: Deus de amor. Afasta de nós a solidão. Permite que nos encontremos conosco mesmos. Mas sobretudo, Senhor, que nos encontremos contigo. Por Jesus Cristo. Amém.
Bênção: Deus te guarde em seu amor. Amém.