Romanos 11.33-36 é a base para a esta reflexão.
O texto termina falando da glória de Deus.
Em 2017, quando foi comemorado os 500 anos da reforma, foram realizadas reflexões no mundo inteiro. Dentro da IECLB as reflexões se pautaram, na maioria dos casos, nos quatro pilares defendidos por Lutero. No entanto, ela não foi apenas uma reforma luterana. Ela foi uma reforma protestante. No decorrer da mesma surgiram outros reformadores. Um deles foi João Calvino, que veio logo depois de Lutero. Calvino defendeu o quinto pilar que é “somente a Deus a glória”, Soli Deo gloria!
Naquele ano de 2017, quando trabalhava em São Bento do Sul/SC, fizemos várias reflexões nos cultos e nos diversos grupos da comunidade falando da influência da reforma na história da igreja. Também mencionei alguns reformadores que vieram depois de Lutero. Alguns dias após um estudo bíblico, onde mencionei este quinto pilar, recebi um abajur feito por uma pessoa da comunidade, que utilizou a rosa de Lutero, colocando uma palavra em cada uma de suas cinco pétalas, representando os pilares da reforma.
Romanos 11.36 diz: Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre!
A palavra glória não é muito usada na IECLB, porém ela é citada mais de 400 vezes na bíblia.
Vejamos apenas alguns exemplos:
a) Em Êxodo 3 Moisés viu a glória de Deus nas chamas de fogo daquele arbusto. Assim Deus o chamou para libertar o seu povo que estava no Egito.
b) Maria viu e ouviu a glória e o poder de Deus quando o anjo veio até ela, chamando-a para ser mãe do salvador.
c) Na crucificação de Jesus a glória de Deus se manifestou.
d) Quando Jesus ressuscitou, acima de tudo, a glória e o poder de Deus também se manifestaram.
e) A oração do Pai-Nosso, usada em todos os nossos cultos, termina mencionando a glória de Deus.
O Soli Deu gloria é um tema importante na história de igreja e também para a nossa vivência da fé. Desta maneira Deus manifesta a sua glória o seu poder, que resulta em seu amor revelado em Jesus Cristo.
Este quinto pilar da reforma protestante também pode nos acompanhar em nossas reflexões, pois ele igualmente é importante no conteúdo bíblico.
Que assim Deus nos abençoe e nos fortaleça a cada momento. Amém!
Pastor Nestor Ivo Nath
Paróquia de Cunha Porã/SC