Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso Pai e a comunhão do Espírito Santo esteja com cada um de vocês. Amém.
Gosto muito de histórias, algumas nos marcam profundamente e de vez em quando lembramos e nos deixamos ensinar de novo. Hoje gostaria de lembrar com vocês uma destas histórias.
Charles Plumb era piloto de caça dos EUA e serviu na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil. Plumb saltou de paraquedas, foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita.
Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua odisseia e o que aprendera na prisão. Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem: “Olá, você é Charles Plumb, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?”
“Sim. Como sabe?”, perguntou Plumb.
“Era eu quem dobrava o seu paraquedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?”
Plumb quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu:
“Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje!!!”
Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dormir, pensando e perguntando-se: “Quantas vezes vi esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse “bom dia”? Eu era um piloto arrogante e ele um simples marinheiro.” Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários paraquedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia.
Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à plateia: “Quem dobrou seu paraquedas hoje?” Quem dobrou seu paraquedas hoje? Quem são aquelas pessoas que – de perto ou de longe te ajudam e apoiam na caminhada da vida, que tornam sua vida possível, ou pelo menos mais fácil e leve?
Depois de meses de distanciamento, de mudanças, dúvidas, solidão, incertezas, quem tem te ajudado, apoiado e animado? Estamos de diversas formas – e constantemente – sendo levados ao nosso limite, temos decisões a tomar, temos situações com as quais precisamos lidar, além de problemas que não havíamos imaginado enfrentar.
Muitas vezes quem paga junto o preço desta pressão são aqueles que estão mais perto. Acabamos descontando nestas pessoas, que estão ali conosco o tempo todo. No meio do turbilhão da vida, de sentimentos, situações e frustrações acabamos não valorizando pessoas que estão aí, dia após dia nos ajudando a levar as nossas cargas, que estão “dobrando nossos paraquedas”.
Que possamos valorizar estas pessoas e perceber que Deus as usa em nossa vida cuidar de nós, assim como muitas vezes nós somos usados para cuidar.
Que possamos em nossa vida buscar viver aquilo que lemos Gálatas 6.2: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo”.
Oremos: Te agradecemos bondoso Senhor, porque colocas pessoas especiais em nosso caminho com as quais podemos compartilhar nossa vida, agradecemos porque sabemos que através delas tu cuidas de nós. Te pedimos, nos ajude a valorizar estas pessoas. Ajuda-nos a carregar as cargas uns dos outros, por Cristo nosso Senhor, amém.
Que a benção do nosso Deus: Pai, Filho e Espírito Santo esteja e permaneça com você hoje e sempre, amém.