A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Quaresma é tempo de Reflexão

Quaresma e covid-19

03/03/2021

 

Quaresma é tempo de Reflexão


Estamos no tempo litúrgico da Quaresma, na qual nos convida a refletir e tomar posição em relação a ação de Deus em nosso favor. Chama-nos a meditar no gesto de Deus pela humanidade. Na Quaresma vemos como Deus, em Cristo, assume o compromisso com sua criação; não com força, poder, violência, vingança, mas com amor, compaixão e misericórdia. Na cruz, ao derramar o seu perdão sobre a humanidade, Deus assume em Cristo Jesus o compromisso com a paz. A sua ressurreição é que faz ressurgir esperança em meio a tudo que nos ameaça. É a ressurreição de Cristo Jesus que nos anima e inspira ao compromisso com a paz.

Motivados no compromisso e na esperança por dias melhores, somos todos/as chamados/as a fazer a diferença neste mundo. Já nos foi anunciado o que é bom e o que Deus pede, cultivem e guardem o meu jardim. Colocamo-nos a caminho com alegria, sob o cuidado, a graça e a bênção de Deus. Porém neste mundo também há muitas vozes gritando, querendo nos convencer a ir para outros caminhos. Na verdade tantos gritos e tantas direções sendo apontadas que geram confusão. Qual voz você está ouvindo? Qual direção você está se inclinando? A palavra bíblica de Isaías 55.3 convida: “Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. O Senhor nos convida a dar ouvidos a Ele, pois Ele se ocupa e se preocupa conosco. Vamos ouvir o Senhor, e permitir que Ele nos sacie os ouvidos com suas promessas e palavras de ânimo e conforto.

Nota-se um individualismo soberbo nas pessoas, preocupadas somente com seus interesses pessoais. Temos como resultado uma sociedade doente, cujas pessoas anseiam por sentido para sua alma, para o seu interior. Nisto se reflete o avanço desenfreado da pandemia do Covid -19 em todo país. Necessitamos olhar e perceber nossas atitudes! Se elas são de cuidado? Se ajudam a preservar a vida? Caso contrário ainda é tempo de mudança e arrependimento. O versículo 6 convida a buscar o Senhor, mas também faz um alerta: enquanto é possível achá-lo. O ímpio deve abandonar o seu caminho e os maus devem abandonar seus maus pensamentos. Quem não anda nos caminhos do Senhor precisa considerar a misericórdia do Senhor e clamar por perdão. Os pensamentos e os caminhos de Deus não são iguais aos nossos. Por isso buscar o Senhor, para que Ele mostre o caminho certo. Assim como dizem as palavras do Salmo 32.8: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você”.

Vivamos na certeza de que Deus nos sacia a fome e a sede, dando-nos o necessário para o dia a dia e ao próximo. Em tempos de pandemia Jesus nos convida a sermos bons samaritanos, aqueles e aquelas que olham os aflitos e caídos pelo caminho. A demonstrar solidariedade e apoio aos que sofrem e ajudar aqueles que necessitam.

Que Deus nos encontre em gestos de amor, com ouvidos abertos para a sua Palavra e nos conduza nos caminhos da paz.

Cátia Patrícia Berner
Diácona da IECLB no Sínodo Uruguai -SC


 


Autor(a): Diácona Cátia Patrícia Berner - Sínodo Uruguai
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 55 / Versículo Inicial: 3 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61345

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br