A todos que assistem esta meditação, saúdo fraternalmente, desejando que a paz de Deus seja com cada um.
Nós realizamos esta meditação em nome de Deus, Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Eu sou o Pastor Elton, da Comunidade Luterana em Petrópolis e gostaria de compartilhar hoje com vocês um fato acontecido com um homem que foi passear pela floresta. Ele relata:
Como é bom passear pela floresta. Tantas árvores, uma diferente da outra. Um pequeno riacho. Alguns peixes. Flores. Frutas. Do nada, veio à minha mente a pergunta: Por que todos eles existem?
Segui pela floresta com esta pergunta em minha mente.
Foi quando me pareceu ouvir um pé de pitanga falar para mim:
- Eu vivo para produzir frutas para ti e para os pássaros.
O espinheiro também disse algo, mas não entendi.
Um peixe pequeno num lago me disse:
- Eu como os minúsculos insetos e mantenho limpa a água. É para isso que vivo.
Um peixe maior disse:
- Eu como os peixes pequenos para que eles não superpovoem a água. Esta é a minha tarefa.
Então ouvi ao meu redor os pássaros da floresta cantarem. Que maravilha ouvir tão belo coral. Logo entendi por que eles vivem.
Uma águia me disse:
- Muitos passarinhos comem sem dó as borboletas coloridas e as abelhas. Eu tenho que estar aqui para pegar os pássaros pequenos.
Cada animal, grande ou pequeno, cada planta, grande ou pequena, tem uma tarefa no mundo.
O sol já estava querendo se pôr e voltei para casa. No caminho, passei pelo espinheiro, cujas palavras eu não tinha entendido. Olhei e vi debaixo dos ramos de espinhos uma flor de vermelho vivo muito linda e entendi porque o espinheiro existia.
Me perguntei novamente no caminho para casa: Qual a minha tarefa? Para que existo neste mundo? Foi quando me pareceu que o vento me sussurrava algo. Prestei atenção e ouvi:
- Tu vives para ajudar os outros:
Com uma simples visita ou telefonema podes trazer alegria a uma pessoa solitária;
Com teu bom exemplo podes influenciar outros para que também façam o bem;
Dizendo que crês em Cristo, podes trazer sentido para a vida de uma pessoa.
O reformador Martin Lutero diz: O cristão permanece vivo só em função de ser uma ajuda para outras pessoas. Se assim não fosse, tão logo alguém tenha sido batizado e começasse a crer, Deus poderia tirar a sua vida. Mas ele o deixa viver para que outras pessoas sejam trazidas à fé.
Jesus diz a cada um de nós: serás pescador de homens; ama o próximo como a ti mesmo (Mateus 4.19; Mateus 22.39). Tu vives para ajudar os outros e trazer pessoas à fé. Que cada um cumpra esta sua tarefa. Deus nos ajudará. Amém.