PANDEMIA-TEOLOGIA
A história da humanidade apresenta um panorama de diversas pandemias. Por quê? Dizem os cientistas, quando áreas naturais são destruídas pela ação humana se manifestam microorganismos e se tornam muito agressivos, ameaçam a vida e a sobrevivência. Como reage a teologia e a espiritualidade orientada pelas Escrituras Sagradas ?
As igrejas, suas comunidades, seus grupos de comunhão, as famílias, todos estamos sendo afetados e os danos são graves e amplos. Estamos ansiosos quando tudo acabará. A pandemia do Covid -19 faz perguntar sobre a bondade de Deus. Ele prometeu e promete caminhar conosco. A caminho descobrimos que os poderes destrutivos, contrários à vontade do Deus da vida, transcendem às nossas possibilidades e ações. Nos tempos de hoje, a humanidade convive com o poder que ameaça a integridade da criação. Fica difícil entoar a bela canção ''alma, bendize o Senhor que supremo governa, que em asas fortes te leva qual águia eterna, que te guardou como a ti mesmo agradou com mão bondosa paterna''.
Cremos em Deus que fez um mundo bom e belo, mas não perfeito(Gênesis 1). A boa criação continua se desenvolvendo com a nossa cooperação em meio aos vales de sombras. O compromisso da fé pascal faz agir à semelhança de Deus que pode interferir no caos instalado no mundo. Apesar das doenças letais, o discurso da teologia tem como perspectiva eterna o horizonte do mundo novo, obra de Deus. Apesar dos percalços e pedras no caminho, somos animados a clamar com humildade e esperança: Senhor, ajuda-nos em nossa falta de fé.
Pastor Manfredo Siegle