Irmãos e irmãs, a paz de nosso Senhor Jesus Cristo.
Amanhã é feriado no Brasil. É um feriado católico. Celebram finados. Um dia para lembrar e orar por quem faleceu antes de nós. Digo que é feriado católico pois para nós luteranos e luteranas esta data é celebrado no domingo da eternidade, também chamado de Domingo Cristo Rei, ou seja, domingo no qual declaramos que Jesus Cristo é rei e Senhor de vivos e mortos.
Quando falecemos, o que acontece conosco? O que é esse “dormir” em Cristo que tanto ouvimos falar?
Lutero ao ser questionado pelo tema ofereceu-nos profunda resposta de fé. Embora não seja possível dizer exatamente o que acontece conosco depois da morte, Deus nos permitiu saber que as almas vivem e descansam em paz, elas não correm o risco de sofrerem as dores e os tormentos infernais, mas que lhes está preparado um lugar onde dormem em paz. Ali são cuidadas pelo próprio Cristo.
Vejam o que faz uma mãe e um pai ao levarem seu filho para dormir à noite. Colocam-no no berço não para que morra, mas para que durma e descanse tranquilamente. Vigiam e velam a noite inteira e, ao menor barulho, lá estão para acudir a criança. Assim nossa alma é cuidada por Cristo, nosso Senhor e Salvador, até o dia em que Cristo voltar e ser tudo em todos, o dia do julgamento final.
A certeza da fé é esta: depois da morte nossa alma é cuidada e vive na presença de Deus, em sono profundo. (www.lutero.com.br)
Deixemos descansar em Cristo as pessoas que nos antecederam na morte. Elas agora são cuidadas por Cristo. Cristo também nos cuida diante das dores deste mundo e especialmente da saudade que sentimos. Sim, este é nosso Deus: Ele nos cuida antes e depois da morte. Nisto cremos e confiamos. Amém.
Nossa oração de hoje é a primeira estrofe do hino 221, do antigo Hinos do Povo de Deus, na voz de Elmo e Mariana Kempf (https://www.luteranos.com.br/textos/senhor-porque-me-guarda-a-tua-mao-1)