A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

O que vem depois da morte? Você crê na ressurreição? - 1ª Coríntios 15. 14-21 - P. Alberi Neumann - 05 de outubro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

05/10/2021

 

Nossos templos luteranos de maneira geral tem no altar uma cruz vazia. Ela sinaliza uma confissão de fé muito importante: Cristo ressuscitou e nós também o seremos à semelhança dele. E isso é dádiva de Deus e expressão do seu amor!!!

Não raro, muitos de nossos templos recebem o nome “Ressurreição!” É o caso deste aqui em Santo André/SP. Essa igreja chama-se Igreja da Ressurreição. Nela inclusive há um painel de madeira esculpido, que é uma prédica materializada sobre a ressurreição de Jesus. Nele temos o Cristo ressurreto no centro, e nas laterais o envio dos discípulos e discípulas, que são impulsionados a levarem essa boa nova ao mundo, promovendo com o Cristo espaços de vida digna para todos e todas.

Dessa fé e consciência foram criadas duas Instituições Diaconais, a saber, o Centro Social Heliodor Hesse, em 1970, e a Casa Mateus, em 1980. Espaços de vida, de testemunho público da ressurreição, em meio aos sinais de morte. Afinal, crer na ressurreição tem implicações éticas! Implica identificar-se com o projeto de salvação de Jesus e de construção de uma realidade nova de justiça e paz. Implica solidariedade e visão diaconal com os mais vulneráveis e participação na vida comunitária com vistas a construir um futuro melhor. Implica não espiritualizar a ressurreição, mas testemunhá-la na concretude do dia-a-dia, numa fé que atua pelo amor.

Desde os primórdios da Igreja Cristã, Jesus foi proclamado como o Ressurreto. Tal foi a importância dada à mensagem da vitória Dele sobre a morte, que o apóstolo Paulo assim afirmou em 1ª Coríntios 15. 14-21: “Se Cristo não foi ressuscitado, nós não temos nada para anunciar, e vocês não têm nada para crer. E mais ainda: nesse caso estaríamos mentindo contra Deus, porque afirmamos que ele ressuscitou Cristo. Mas, se é verdade que os mortos não são ressuscitados, então Deus não ressuscitou Cristo. Porque, se os mortos não são ressuscitados, Cristo também não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados. Se Cristo não ressuscitou, os que morreram crendo nele estão perdidos. Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição”.

Lindo texto, não é mesmo?!

O que vem depois da morte? A Ressurreição!!!

A ressurreição de Cristo é o modelo de nossa ressurreição. Assim como ele vence a morte e é chamado à vida nova, também acontecerá com todos aqueles e aquelas que são dele.

Saber e confiar nisso, então, nos liberta da preocupação com a vida após a morte e nos chama, impulsiona e mobiliza para o serviço de amor na sociedade. Para o testemunho público da fé! Para uma fé conectada com o mundo e não espiritualizante. “O alvo da ética não é o céu, e, sim, a terra”, já dizia Lutero.

O Ressurreto segue criando espaços de vida no mundo em que vivemos. Sigamos unidos a Ele atuando em cooperação. A Seara é grande. Amém.


 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br