A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

O que é o amor?

Dons a serviço do cuidado

13/04/2021

O que é o amor?

As palavras de Jesus no evangelho de Mateus 22.34-40, acerca do amor, nunca estiveram tão distantes de nós. Mas como tão distantes?

Quando ouvimos a palavra amor, pensamos no sentimento que está na boca dos jovens apaixonados. O sentimento que os torna cegos, “abobados”, muitas vezes irresponsáveis diante da pessoa amada. O sentimento que está acima de qualquer dúvida, de tudo, até mesmo das “imperfeições” do outro. Mas amor neste contexto não é um sentimento e sim uma atitude, um agir, um olhar.

Tomemos como exemplo um jardim. Quando queremos fazer um jardim em nossa casa, passaremos por várias etapas até concretizarmos este jardim: arrancar a erva daninha (se ela estiver presente), virar a terra, plantar o que desejamos, adubar, molhar as plantas, enfim tudo o que for necessário. Porém, precisamos ter em mente que algumas coisas não dependem de nós. Haverá situações que poderão estar presentes neste jardim, como por exemplo: seca ou chuva em excesso, calor ou frio, a terra desgastada, umidade ou não, as ervas que crescerão sem que as plantemos.

Ainda assim, teremos que estar atentos, sem deixar de lançar nosso olhar constante sobre o trabalho que teremos diante de nós: acompanhar o crescimento das plantas, regar quando for necessário, adubar com nosso olhar cheio de amor e cultivar a paciência, pois a natureza tem seu tempo.
E o amor ?
Olhemos para nós agora. Jesus nos pede para amarmos a Deus com todo o nosso coração, nossa alma e toda nossa mente. Mas como amar a Deus se não conseguimos olhar O OUTRO com amor, compaixão e respeito?

Ame os outros como você ama a você mesmo, nos ensina Jesus. Amar o outro, como eu me amo. Mas estamos nos amando? Penso que não temos nos amado. Não estamos nos cuidando, com relação ao vírus. Não estamos respeitando o outro quando ainda deixamos de usar máscara, NÃO estamos amando...

Quando deixamos de buscar e amar o outro nos tornamos amargos, quando pensamos em nós mesmos e deixamos o “eu ” falar mais alto nos tornamos egoístas. Quando buscamos a justiça, mas não amamos somos desumanos e inflexíveis. Quando temos a verdade, mas não amamos, nos tornamos cruéis e tiranos.

Quando vamos nos amar para conseguir amar ao outro? Amar é respeitar os limites, as imperfeições, as dores, as perdas, as diferenças que nós temos e o outro também tem.

ASSIM, ame a ti mesmo e olhe o outro com amor, faça o outro se sentir importante, descubra o que há de melhor no outro e aí você verá o olhar amoroso de Deus. Que Deus nos olhe com muito amor!

Pastora Sandra Mara Puff Sornberger

Paróquia de Filadéfia


Autor(a): Pastora Sandra Mara Puff Sornberger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 22 / Versículo Inicial: 34 / Versículo Final: 40
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62042
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br