A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

O poder das palavras - Efésios 4.29 - P. Alberi Neumann - 28 de setembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

28/09/2020

 

Em Efésios 4.29, o apóstolo Paulo escreve: “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem”.

Você já parou para pensar que nossas palavras, faladas ou escritas, têm uma força muito grande? Elas podem, por um lado, estimular, fortalecer, impulsionar, acolher, animar, dar esperança, fazer alguém feliz, encorajar. Por outro lado, podem também magoar, incitar o ódio, desqualificar, intimidar, condenar e até matar.

Sim, há muitas palavras. Há, na verdade, vários tipos de palavras. 
Há palavras que sustentam e palavras que abalam. Palavras que abrem e palavras que fecham o diálogo. 
Há palavras que afagam e palavras que traumatizam. Palavras que ferem e palavras que cuidam das feridas. Palavras que destroem e palavras que edificam. Há palavras que guiam e palavras que desviam. Palavras que são temidas e palavras que são desejadas e queridas. Há palavras que são ditas com arrogância e palavras que são de humildade e respeito. Há palavras que visam promover a vida e palavras que são instrumentos da morte. Palavras que pesam e palavras que aliviam. Palavras que curam e palavras que amaldiçoam. Há palavras que fortalecem as amizades e palavras as desfazem por ódio. Palavras que provocam dor e palavras que espalham amor. Há palavras que se levantam pela verdade e palavras que encarnam a falsidade. Palavras que oram e palavras que devoram. 

Onde está a diferença? Não está nas palavras, mas sim no coração! A mente e o coração transformados dirigem as palavras que edificam, que são pontes de amor. É a mente e o coração agradecidos que transformam as palavras em instrumento de Paz e Justiça. Palavras que constroem cidadania, palavras que são testemunho da fé e da missão de Deus, são como as Palavras do próprio Deus, que criam, que guiam, que salvam, que nunca faltam, que cuidam. Há palavras e palavras: as suas, as minhas, quais são? (Adaptação feita pelo P. Alberi, do Texto “Mãos”, de autoria desconhecida)

Meditemos sobre isso no dia de hoje. Oremos!

Oração: Senhor, ajude-me para eu use as palavras certas neste dia: palavras que sustentam, fortalecem, edificam, que sejam pontes que unem e não muros que dividem. Ajude-me, Senhor, para que eu fale ou escreva palavras com amor e sabedoria. Amém.


Autor(a): P. Alberi Neumann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 29
Natureza do Texto: Oração
ID: 59126
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
REDE DE RECURSOS
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br