A Diretoria do Conselho Sinodal está atenta aos números de COVID 19 no Brasil, tanto o de mortes quanto o de pessoas infectadas diariamente.
Preocupa saber que a bandeira vermelha é realidade em nossa área geográfica nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e que em São Paulo o será nos dias 25 a 27/12/2020 e 01 a 03/01/2021. A bandeira vermelha é a mais restritiva e é instituída pelas autoridades públicas quando os leitos de UTI estão com elevada taxa de ocupação (significa que a capacidade de atendimento do sistema de saúde está comprometida).
Por outro lado, esta informação nos chega na semana do Natal. Como comunidades temos uma programação pensada, encaminhada e com a expectativa criada quanto às atividades presenciais.
Diante do quadro exposto pontuamos:
a) que cada Diretoria de Paróquia e/ou Presbitério de Comunidade tome ciência dos números de COVID 19 do seu município e dos decretos Municipal e Estadual em vigor. Siga-os rigorosamente;
b) que as atividades presenciais autorizadas pelos decretos sigam, com rigor, os protocolos de higiene e distanciamento fixados por eles e pela IECLB. O que vemos acontecer desde antes das eleições municipais não é referência segura para a Igreja de Jesus Cristo. O cuidado com a vida pede um pouco mais de zelo;
c) que seja avaliada a possibilidade de, após o Natal, suspender temporariamente as atividades presenciais até diminuírem os índices de transmissão, os números de contaminação e morte por COVID 19 ou que tenhamos uma vacina que controle a pandemia. Adicione-se à reflexão ser período de férias.
“Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso,
que é, que era e que há de vir.” (Apocalipse 1.8)
São Paulo, 22 de dezembro de 2020.
.
Luiz Cláudio Blank
Presidente da Diretoria
Do Conselho Sinodal
Sínodo Sudeste - IECLB