Em reunião de lideranças do Sínodo Sudeste (Diretoria do Conselho Sinodal, os/as Conselheiros/as Sinodais, Presidentes de Paróquia, Presidentes de Comunidade em Funções Paroquiais e Coordenadores/as Ministeriais de CAMs) no dia 30.10.2020 decidiu-se:
1. O Sínodo Sudeste confere às Comunidades e Paróquias a decisão por retorno ou não às atividades presenciais, observadas as recomendações dos decretos municipais, estaduais e orientações da IECLB.
2. Recomenda que a decisão por retornar ou aguardar mais um tempo seja fruto de muito diálogo com as famílias membro da comunidade, colegiada e amadurecida.
3. Recomenda retorno gradual e que se opte pela atividade que oferece menor potencial de risco à saúde, realizada no espaço físico adequado.
4. Pede que a decisão da Comunidade seja comunicada ao Sínodo, informando qual atividade será retomada e como os protocolos serão cumpridos.
5. Recomenda ampliar e qualificar as atividades virtuais.
Como justificativa pode ser acrescentado que:
a) cerca de 70% das Comunidades e Paróquias já retomou ou manifestou desejo de retomar atividades presenciais no mês de novembro/2020;
b) as decisões nas Comunidades e Paróquias são colegiadas e dialogadas também em Conselhos de Uniões Paroquiais e Sínodo Sudeste;
c) a Reforma é tempo oportuno para que cada Comunidade/Paróquia e pessoa dê testemunho da sua fé em tempos de incerteza gerada pelo COVID 19.
“O Senhor disse a Paulo: A minha graça te basta,
porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2 Coríntios 12.9)
São Paulo, 31.10.2020.
A Diretoria do Conselho Sinodal