Irmão e irmã, a paz.
O texto bíblico é vasto. São muitos livros e muitas páginas. Algumas pessoas fazem planos de leitura para ler toda a bíblia. Outras procuram histórias bíblicas inspiradoras para os desafios da vida. Outras ainda decoram versículos para serem usados em momentos chave.
Você já deve ter ouvido uma frase de Lutero sobre a Bíblia que diz assim: “Bíblia é uma manjedoura dentro da qual Cristo está deitado; se não O encontrares, só tens palha.”
A base para esta frase é o Evangelho de João. 1.14: “E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”
Lutero oferece um importante critério para a leitura do texto bíblico: Cristo, morto e ressuscitado, é seu centro. Perceba que o diferencial não está em ler muito ou pouco a Bíblia, mas em encontrar nela o Cristo. Nas linhas bíblicas Deus prepara a vinda de Cristo, revela como ele viveu entre nós e aponta para as consequências do viver em Cristo.
É por isso que muitas pessoas, ao lerem o texto bíblico de forma literal ou como um livro de auto ajuda, não encontram nele Cristo, cheio de graça e misericórdia. E quando não encontram a Cristo ficam somente com a palha.
Com base neste exemplo faço outro exercício com você. Perceba! Agora no advento e Natal templos, casas e lojas enfeitam-se com símbolos natalinos. São muito bonitos. Atraem nossa atenção. Mas pergunte-se: com qual objetivo? Querem aproximar-te a Cristo, o Senhor e Salvador, ou há alguma outra intenção?
Não, certamente nem todo mundo que se esforça no preparo de enfeites natalinos quer apontar para a fé Cristo. O discernimento e a busca pelo Cristo farão você saber quando o símbolo natalino convida para a fé em Cristo ou para uma fé, digamos, comercial. Encontras Cristo nos símbolos natalinos, O tens, senão tens somente enfeites.
Este mesmo discernimento e busca valem para muitas outras áreas da vida. Especial cuidado recomendo com as redes sociais. Tem muita gente querendo ser a voz de Cristo. Recomendo: procure-o nas linhas bíblicas.
Oremos: Amado Deus. Nasces entre nós a fim de nos amar, perdoar e salvar. Assim te revelas a nós no texto sagrado. Faze com que sempre te procuremos onde te revelas. E, ao encontrar-te, te testemunhemos com vigor e amor. Por Jesus Cristo, amém.
A paz de Cristo seja contigo hoje e sempre, amém.