Irmãos e irmãs na fé em Cristo Jesus!
“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã (Tiago 4.13-14a).
Saúdo-vos em nome do Sínodo Espírito Santo a Belém e me alegro em, mais uma vez, me dirigir a todos/as vocês com boas notícias. Vários informes já foram repassados pela IECLB e pelo Sínodo desde que as atividades presenciais foram suspensas em 17 de março último. Com a graça de Deus, já estamos nos preparando para a retomada dos cultos presenciais. Nós estamos apreensivos pela nova forma de celebrar, mas, ao mesmo tempo felizes em já poder dar esse passo. É claro que há mudanças que precisam ser observadas para que mesmo presencialmente reunidos, ainda continuemos a preservar a saúde e a segurança de todos/as. Em todos os templos, comunidades e paróquias pedimos que observem, entre outras, as seguintes orientações para o bem de todos/as:
- Durante a celebração deverá ser mantida a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas (exceção as pessoas da mesma casa). Deveremos respeitar as marcações de distanciamento nos espaços celebrativos.
- Cumprimentos e saudações deverão ser feitos a distância, sem que haja contato físico (aperto de mão, abraço, beijos colocam as pessoas em risco de contagio).
- Todas as pessoas devem ir ao culto usando máscara. A mesma não deve ser retirada em nenhum momento. Ninguém poderá adentrar o espaço celebrativo, sem máscara.
- Cada pessoa deverá trazer sua garrafa com água de casa. O bebedor da comunidade não poderá ser usado.
- Mediante qualquer sintoma de gripe, a pessoa deve abster-se de participar do culto e buscar orientação médica.
- cada membro de nossas comunidades está ansioso para participar das celebrações presenciais. No entanto, algumas pessoas ainda não poderão participar. É o caso das crianças até 12 anos, das pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crônicas. Contamos com a compreensão deste grupo auxiliando-nos neste cuidado com a vida das pessoas que o compõe.
- Uma bonita tradição em nossas comunidades é o hábito das pessoas se reunirem antes e depois dos cultos. Infelizmente, o momento que vivemos pede outra postura. Por isso, precisamos evitar aglomerações antes e depois das celebrações.
As programações online, com responsabilidade sinodal, continuarão sendo oferecidas como mais uma opção celebrativa e, assim, ninguém ficará desassistido.
As celebrações presenciais deverão cumprir com os protocolos de cuidados que os órgãos de saúde exigem. É necessário seguir rigidamente os protocolos do Município, do Estado e da federação, respeitando decretos e planos de contingência em todas as instâncias.
Durante o mês de agosto, as Uniões Paroquiais farão um planejamento para as demais atividades que, se não houver percalços, poderão ser retomadas a partir do início do mês de setembro de 2020.
A retomada plena das atividades será feita de forma gradativa, com responsabilidade e com a participação e colaboração de todos/as. Que Deus também nos ilumine, com o seu Espírito Santo, nesse momento da caminha com as celebrações em espaços comunitários.
Que Deus abençoe, guarde e oriente ministros/as, presbitérios e lideranças e toda a sua Igreja, para que o cuidado para com a vida seja intenso e continue sendo vigoroso. Amém.