A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Mensagem do Pastor Sinodal - Sínodo Espírito Santo a Belém

25/03/2020

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16.33).

Caros irmãos e irmãs!

Vivemos tempos difíceis. Uma pandemia se alastra pelo mundo e nos revela toda a nossa fragilidade humana. O COVID 19 é um inimigo invisível, contra o qual não há vacina nem remédio. Já são mais de 435 mil casos confirmados no mundo e quase 20 mil pessoas já morreram. Sim o mundo passa por aflições. Como ter paz? Como ter bom ânimo?

Para piorar a situação, as informações desencontradas não ajudam a trazer paz e tranqüilidade às pessoas. Postagens nas redes sociais trazem informações inverídicas e contraditórias. Se não bastasse a confusão das redes sociais, nossas autoridades parecem não se entender. Enquanto algumas levam a questão a sério e estão implantando medidas para impedir que pessoas morram sem atendimento, outros estão preocupados apenas com seus interesses eleitorais e econômicos.

Menosprezar os efeitos devastadores deste vírus, já vivenciados em tantos lugares pelo mundo afora, é atitude de arrogância e de desprezo a vida. Precisamos ouvir e seguir pessoas que tem conhecimento científico para orientar as ações necessárias nesse momento. E as autoridades científicas estão dizendo: “Fique em casa. Evite o convívio social”. Portanto, reafirmo a sábia, evangélica e profética decisão da presidência da IECLB e de pastoras e pastores sinodais dos 18 Sínodos que compõem a nossa igreja, que recomendaram a “suspensão imediata, e por tempo indeterminado, de todas as atividades comunitárias que envolvem encontro presencial de pessoas, sejam elas de qualquer idade”.

Não é hora de pânico. É hora de promovermos a paz. A paz que vem de Deus. Não a paz que o mundo dá, mas a paz que somente Cristo é capaz de conceder. Não é hora de se preocupar com as conseqüências econômicas que os países sofrerão. É hora de preservar a vida. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mateus 6.24). Quem despreza a vida em detrimento do dinheiro, despreza a Deus que a criou. Continuemos tendo todo o cuidado recomendado com nossa vida e com a vida das pessoas com quem convivemos. Façamos a nossa parte, na certeza de que Deus fará a dEle.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Sigamos o mandamento do Senhor: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros (João 13.34).

Sabemos que muitas pessoas não podem manter o distanciamento social, recomendado neste momento, por trabalharem em setores essenciais. Se você faz parte deste grupo, redobre os cuidados e siga todas as orientações de higiene e prevenção. Convido a que, em nossas orações, sempre roguemos a proteção divina para as pessoas que fazem parte deste grupo.

Dirijo-me também a você agricultor/a que não pode parar. O cultivo da terra e o cuidado com os animais precisam continuar. Só saia de sua propriedade em caso de extrema necessidade, tomando todas as medidas de prevenção. Trabalhe em família e redobre os cuidados no momento da comercialização dos produtos. Deus abençoe a vida e o trabalho do/a agricultor/a.

Não temos como garantir as ações de prevenção às pessoas em nossos cultos presenciais. Atividades religiosas, podem e devem continuar sendo realizadas sem a aglomeração de pessoas. Não iremos parar com as atividades religiosas/celebrativas. Apenas as realizaremos em outra modalidade temporariamente. Vamos nos distanciar um pouco agora para, em breve, estarmos “TODOS/AS” reunidos/as em comunhão. Não podemos colocar a vida das pessoas em risco. Sigamos a orientação das autoridades competentes (OMS - Ministério da Saúde), que recomendam o afastamento social.

Renovamos o convite para que todos os dias estejamos unidos em oração as 7:00 e as 19:00 horas. Como auxílio, continuaremos disponibilizando mensagens diárias de fé e de esperança. O áudio com a mensagem do dia sempre estará a disposição para a oração das 19:00 horas e poderá ser encontrado no portal luteranos ou na Fanpage do Sínodo no Facebook: (https://www.facebook.com/sinodoluteranoesbelem). Para a oração da manhã, sugerimos a leitura do Castelo Forte, ou de outro devocional que você tem em sua casa.

Igualmente importante é celebrar o culto em seu lar. Assim como fizemos no domingo passado, também para os domingos que se seguirão, estamos preparando cultos que serão postados no canal do Sínodo no YouTube: (https://www.youtube.com/user/sinodoesbelem). No domingo, as 9:00 horas, reúna sua família e celebre o culto conosco. As comunidades, que possuem sinos, irão acioná-los para anunciar que está na hora do culto doméstico.

Aproveite o tempo para conviver em família. Brinque com filhos/as pequenos/as. Dialogue com os/as adolescentes e jovens. Ouça as histórias dos seus pais e avós. Aproveite para estar mais próximo de seu marido ou de sua esposa. Leia a Bíblia e busque a Deus em oração.

Que a graça protetora de Deus esteja conosco. Amém.

P. Ismar Schiefelbein
Pastor Sinodal – Sínodo Espírito Santo a Belém
 


Autor(a): P. Ismar Schiefelbein
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 55655

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br