A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Meditação da semana

Aceitem humildemente a Palavra

15/04/2021

Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”. Tiago 1.19

Cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Esta palavra bíblica está nos dizendo que é mais importante ouvir do que falar. Lembra a forma como Deus nos criou: dois ouvidos (sempre abertos) e uma boca.

Ouvir é mais importante; no mínimo, mais terapêutico e mais abençoado. Bons ouvintes ajudam os outros a elaborarem seus sentimentos e superarem suas contradições. Só em sermos ouvidos por amigos atenciosos e solidários já nos sentimos acolhidos, fortalecidos e animados. Eis aí uma forma bem concreta de amar. Ouvir é amar.

O problema é que perdemos a capacidade de ouvir. Invertemos a fórmula de Tiago: falamos muito, ouvimos pouco. Desprezamos esta orientação e sofremos as consequências. Tornamo-nos vítimas de um comportamento de quem não tem tempo para o outro e também nem se interessa por suas necessidades. Acabamos por nos “fechar” em nós mesmos.

Desta forma continuamos dispostos a julgar e falar sempre e o tempo todo. Os nossos erros: Porque entramos na roda viva da luta pela sobrevivência, na qual ouvir é perda de tempo e tempo é dinheiro. Porque nos tornamos juízes do mundo e das pessoas ao nosso redor. Juízes lidam com fatos. Acreditamos que o outro espera de nós vereditos, respostas, soluções para as crises. Perdemos o contato com o coração. Esquecemos que o outro é inteligente e experimentado, tanto quanto nós mesmos. Porque estamos tão ligados em nós mesmos, em nossa própria batalha existencial, que a palavra do outro logo é assumida como se fosse uma oportunidade para falar de nós mesmos. Se nos sentimos ameaçados, nos defendemos (é eu fiz isto, mas você fez pior). Se nos sentimos valorizados, fazemos propaganda própria (já passei por isso, é fácil, já vi coisas piores...). O “eu” sempre no centro. Oramos pouco. Ouvimos com dificuldade o que Deus tem a nos dizer. E porque estamos carentes daquela vida que somente Deus pode nos oferecer, tentamos depositar sobre os outros nossas expectativas e necessidades afetivas. Quem quer atenção, normalmente não está disposto a dar atenção. Vive com raiva das pessoas e decepcionadas com elas.

Ouvir é mais importante do que falar! - O médico atende o paciente idoso e milionário, que estava usando um aparelho de audição e pergunta: — E aí, está gostando do aparelho? — É muito bom! — responde ele. — E a família gostou? — pergunta o médico. — Não contei para ninguém ainda... Mas já mudei meu testamento três vezes!

Alguns desafios que podemos assumir para nos tornarmos melhores ouvintes e assim, dispostos a ajudar: Gaste tempo com pessoas, elas são mais importantes do que bens ou conquistas; preocupe-se menos com fatos e detalhes, esforce-se para compreender os sentimentos que estão por trás das palavras; Não se defenda e não promova a si mesmo, pois é para Deus que somos quem somos; Ouça a Deus: O profeta Samuel dizia: Fala Senhor, que o teu servo te escuta! Parece que hoje em dia esta frase está mudando para: “Escuta Deus, que eu vou falar”! Ouça a Deus com atenção, deixando suas carências aos seus pés e assumindo a missão que ele lhe confiar. Para terminar, algumas frases de sabedoria que não devem sair de nossas mentes e corações: “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio controle a sua língua.” Prov. 10.19. “Se o que você vai dizer não é mais belo que o silêncio, não diga” (prov. Árabe.). “Somente sabem falar os que sabem fazer silêncio e ouvir (Rubem Alves). Quando colocamos em prática o que ouvimos, tornamo-nos mensageiros e mensageiras do reino de Deus. Só é bem-aventurado e liberto aquele que, por meio do ouvir, também põe em prática, com perseverança e justiça, o que lhe foi dito.

Oração: Querido Deus, tu que ouves o nosso clamor. Estamos cansados e sofrendo com tantas notícias de morte e sofrimento. Senhor, nos fortaleça na fé e no testemunho e, ao ouvir atentamente o Evangelho, sermos bons praticantes. Transforme nosso ouvir, não um ouvir que apenas resvala no tímpano e se perde, mas um ouvir que permite que a Palavra penetre até no nosso íntimo, para que possamos ouvi-la atentamente e praticá-la justamente. Por isso nós te pedimos por nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que contigo e com Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém

Pastor Leomar Erlei Fenner
Santa Maria do Herval
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br