“Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé”. Romanos 14.19
O que mais temos visto e ouvido nos últimos tempos? Lamúrias, reclamações, notícias tristes, desavenças, competições entre as pessoas. Pessoas medindo poder, cada qual com seus argumentos e detentores da verdade.
No entanto, percebemos o quanto estamos andando na contramão da história. Especialmente quando aumenta a discriminação, o desrespeito pelo próximo e quando não paramos para ouvir o que as pessoas têm a nos dizer.
Posturas individualistas têm gerado medo e desconfiança. Já não há mais o mesmo ânimo e a mesma disposição por parte de muitas pessoas.
Há poucos dias celebramos a Páscoa. A história da salvação, morte e ressurreição de Jesus, nos aponta para o caminho contrário, ou seria melhor dizer, para o caminho correto. Um gesto de amor por toda a humanidade foi declarado por Jesus na cruz, que morreu de mãos e braços abertos. Deus teve, e ainda tem, tanta paciência conosco, sacrificou seu Filho para se aproximar de nós, e nós o desprezamos, lhe viramos as costas, fechamos nossas mãos e cruzamos nossos braços?
A letra do hino de Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), De bons poderes fiel e em paz cercado, nos remete ao sentimento de proteção e cuidado que Deus tem para com a sua criação.
Por bons poderes muito bem guardados,
confiantes esperamos o que há de vir.
Deus é conosco sempre noite e dia.
Assim é certa hoje sua alegria.
Ao invés de acumular ódio, rancor, ou até mesmo bens materiais, somos chamados e chamadas a servir de testemunhas da alegria da ressurreição para fortalecer uns aos outros na fé.
Entre tantos acontecimentos podemos concentrar nossas forças para falar do que é bom, justo e verdadeiro. É desafiante deixar de espalhar Fake News, as falsas notícias, e passar coisas boas para ajudar a arrumar esse mundo.
Nos cercar de mais bondade e gratidão! Ser grato às pessoas e à vida faz bem. Faz parte de quem nós somos e traz muitos benefícios. Estimula que a gente aprenda a sempre agradecer, a apreciar o que fazem por nós, a reconhecer os esforços alheios e também a dar mais valor ao nosso próprio!
Experimente ser grato com as coisas e pessoas ao seu redor, você verá como tudo tenderá a ser melhor em sua vida. Tudo começa em nós mesmos. Sinta-se cercado por bons poderes.
Oração: Ó Deus da justiça! Liberta-nos de medo, angústia e dor. Liberta-nos da necessidade desenfreada de espalhar ódio e rancor. Renova em nós o sentimento de gratidão e faze-nos testemunhas da tua bondade, do teu amor. Em Jesus Cristo nos trouxeste nova vida e com sua ressurreição somos cercados de bons poderes que alcança a tua criação. Permite-nos seguir confiantes pois estás conosco noite e dia. Teu amor não nos desamparará. Preserva entre nós a tua bênção e proteção em tempos difíceis. Fortalece nossa confiança, diminui nosso temor. Por nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Amém.
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal – Estância Velha