Lamento
Hoje queremos falar sobre lamento. Você sabia que que muitos dos Salmos que estão na bíblia são orações de lamento diante de Deus? São momentos onde o salmista derrama diante de Deus a tristeza do seu coração, são momentos onde pergunta a Deus até quando determinada situação irá durar, são orações onde ele clama pela intervenção de Deus, perguntando o motivo pelo qual Deus não resolve as situações de sofrimento, já que ele é Senhor sobre todas as coisas. O lamento é bíblico! Mas há algo que caracteriza o lamento na bíblia e que é muito importante: ele é feito diante de Deus.
Lamento, quando não é feito diante de Deus, é murmuração, é reclamação, indignação sem propósito... É pecado!
É verdade que há muitas coisas no nosso tempo que nos levam à tentação de murmurar, reclamar, culpar pessoas e até Deus. Mas eu quero motivar você a transformar a tua murmuração, a tua reclamação, as tuas dores, em lamento diante de Deus. Fale com Deus sobre o que pesa no coração, fale com Deus sobre tuas dúvidas, coloque diante dele tuas indignações e aquilo que aperta no coração.
O Salmo 102.1-2 nos ensina como podemos fazer isso, ouça: “Senhor, ouve minha oração, e chegue a ti o meu clamor. Não escondas de mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa”.
Não tenha dúvida que Deus ouve, acolhe e atende, no devido tempo, toda oração, mesmo de lamento, que é feita diante dele. Pense sobre isso!