“Deem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre.” (Sl 107.1)
O salmo pede para dar graças a Deus. Graça é algo bom, muito bom. No Salmo, pode ser convite ao louvor, porque Deus é bom, tem amor, misericórdia que nunca acaba. Mas a gente sabe que Deus é infinitamente mais! E nós? Somos imagem e semelhança de Deus! Isso nos é dito no início da Bíblia. Vivemos como imagem e semelhança de Deus?
Sendo imagem e semelhança de Deus, deveríamos ser pessoas boas e amorosas. A maioria das pessoas acha que é, então por que tem tanta desgraça no mundo? Graça é algo especialmente bom e desgraça algo especialmente ruim. Se Deus é bom e tem amor que não acaba, Ele não planeja a desgraça. Então, nós sendo imagem e semelhança de Deus, não deveríamos promover a desgraça.
Graça é vida em plenitude que Jesus nos dá (Jo 10.10b). Jesus ensinou a amar, perdoar, não julgar. Ele curou, alimentou, consolou, acolheu. Tudo isso faz parte do amor e da bondade de Deus e Jesus. No Credo Apostólico falamos que cremos em Deus todo poderoso, Criador do céu e da terra: Isso é poder de vida, de amor, de graça.
E no mundo tem tanta doença, violência, roubos, mortes. Tem tanto poder para morte. Tem tanta desgraça. Ainda estamos usando menos poder que o corona vírus. Diante de tanta desgraça, onde está nossa imagem e semelhança de Deus, de amor, bondade, graça?
Acredito que graça, amor, bondade, é viver com alegria. Nos últimos dias na OASE, tivemos o desafio de falar de alguma grande alegria dos últimos dias. Não foi tão rápido e tão fácil, mas conseguimos, pois existe muito amor, bondade e graça. Que graça de Deus e seu amor duram para sempre. Em outra tradução da Bíblia, no lugar de amor, tem a palavra misericórdia; aprendi que a palavra misericórdia é formada por duas palavras: miséria e coração, que significa que Deus alcança a mais profunda miséria do coração humano para ajudar, ou, Deus alcança o mais profundo sofrimento humano. Isso é amor!
Deus com seu amor, bondade esteja em nossas vidas, famílias, comunidades, lugares onde estamos e vivemos! Amém