A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Estudo Bíblico 10 - Rute 1-4

Mulheres em Tempos de Coronavírus

30/06/2020

Logo da Rede de Mulheres
Revda. Lidia Suyapa Ordoñez
1 | 1
Ampliar

Estudo Bíblico 10
Pastora Lidia Suyapa Ordoñez.
Iglesia Cristiana Luterana de Honduras.
Rute 1-4
Tradução: Sabrina Senger

A SORORIDADE DE RUTE E NOEMI

Vamos estudar brevemente a história dessas duas mulheres de Deus, mulheres como nós, fortes, inteligentes e obedientes a Palavra da Ruah. Começamos olhando para seu contexto, que não era muito agradável, era uma época de fome, de violência e injustiças, já que Israel era dominada por ''Senhores de guerras'' e para piorar a situação, Noemi havia perdido seu esposo Elimeleque, e depois de alguns anos morreram também seus dois filhos.

Noemi ficou viúva e com ela também suas duas noras: Orfa e Rute – as três mulheres desprotegidas ficaram vulneráveis frente à sociedade. Rute decidiu apoiar Noemi como se fosse sua mãe, sua amiga e companheira familiar. Aconteceu uma união muito forte entre essas mulheres, enfrentando situações difíceis emocionalmente e economicamente. Duas mulheres viúvas que se acompanharam enfrentando juntas as dificuldades. Decidida, Rute diz a Noemi: Teu Deus será meu Deus, teu povo será meu povo. 

Que virtudes podemos observar nessas duas mulheres? 

Noemi - mulher nobre, generosa, inteligente, conselheira e amava a Deus.
Rute - mulher ativa, leal, inteligente, com um objetivo de honra, a fim de perpetuar a sobrevivência da família que ela escolheu e também adotou na fé de sua amada sogra.

Pode existir uma boa relação entre mulheres, sendo estas, sogra e nora?

Noemi e Rute demonstram uma linda relação entre mulheres, não como rivais como o sistema patriarcal nos tem ensinado durante séculos, produzindo até piadas de mau gosto, como: ''Sogra é bom ter, mas longe'', ou através de filmes, séries ou novelas, que tendem a mostrar a sogra como uma pessoa má, estimulando brigas, e promovendo uma ideia de inimizade.

Vejam este exemplo de piada sem graça:

Eu gostaria que a minha sogra fosse uma estrela.

- Ah sim? Para que te leve para Hollywood?

- Não, para que esteja a 3.000 anos luz.

Podemos ver que é uma forma de discriminação.

Pensemos a respeito: vocês acreditam que isso é justo?

Conhecem casos de brigas entre noras e sogras, ou conhecem casos de noras e sogras que se amam e se respeitam?

Continuamos com Rute, sua história nos motiva a termos uma boa relação entre mulheres. Aqui vemos duas mulheres com valores muito arraigados: a solidariedade e a sororidade ativa nelas em meio a uma situação de miséria econômica, onde não tinham condições de comer, havia violência em um ambiente totalmente patriarcal e, é claro, sabemos que, por ter fome e violência, o poder se sobressai ainda mais e não concede oportunidade para uma vida livre.

O bom conselho de Noemi em ir recolher as espigas no campo e conhecer Boaz, o dono da lavoura, motivava a inteligente Rute, em primeiro lugar, a ser provedora do sustento deste lar, trabalhando com suas mãos e pensando como agir com inteligência e humildade em um país que nem sequer era o seu. Imagino que muitos e muitas ali pensavam que uma novata estava chegando para tirar seu sustento. Imagina que difícil deve ter sido para Rute, estando em um país desconhecido? Pensemos um pouco sobre como você se sentiria se estivesse passando por isso.

O plano de Deus estava feito e Rute sabia de sua missão, não desistiu, visualizou com firmeza seu propósito, escutando e seguindo o conselho de sua sogra, unindo seu coração ao de Noemi, com sentimentos tão cheios de irmandade, escutando o conselho que levaria ela a providenciar sua mesa; mas também sua audácia, lealdade e propósito fizera-a agir, ela não ficou reclamando da situação, ela apenas acreditou, agiu e avançou, porque sabia que o Deus de Noemi e sua graça a precedia.

Vemos como Rute superou todas as formas de racismo, exclusão, discriminação – uma mulher assegurada pela mão de Deus, mesmo que sendo estrangeira Moabita. Vemos as desvantagens que ela tinha: era mulher, estrangeira e viúva, qualquer pessoa em suas condições sentiria o peso do mundo nas costas. Porém, Deus demonstra nesta história que não faz acepção de pessoas, e sim, que ama a toda a humanidade por igual, não importa raça, nacionalidade, gênero ou crença.

Reflexão:

Hoje estamos passando por tempos difíceis tanto em nossos lares pelo confinamento, quanto como sociedade, condição causada pela pandemia do Corona Vírus. Essa situação social torna mais aguda a violência e a fome, que são dois aspectos que permeiam nossos países pobres na América Latina. Por esse motivo, estamos sofrendo ainda mais, já que os ''líderes'', governantes corruptos desviam recursos roubando descaradamente o dinheiro da população, o que resulta na falta de suprimentos de biossegurança e suprimentos médicos para enfrentar essa situação crítica de saúde. O pior é que nós mulheres que enfrentamos em casa esse desrespeito somos as mais atingidas por essa crise. A pergunta é: O que Rute fez na situação dela que nos inspira a fazermos em nossa situação?

Como podemos ser solidárias com as mulheres durante a pandemia?

Assim como Rute escutou o conselho de sua sogra a quem amava, e se solidarizou com ela, agora deixemos que o conselho da Ruah nos conduza a agir com empatia, sororidade e solidariedade com as pessoas mais vulneráveis de nossa sociedade, as discriminadas e excluídas. É importante trabalhar esses valores em todos os tempos, mas ainda mais em tempos de crise. Rute não se paralisou frente à crise, e sim se motivou e foi valente esforçando-se a buscar formas de sobreviver e de encontrar um lugar onde a dignificassem como pessoa. Junto com Noemi buscaram e alcançaram sua sororidade e a fé lhes incentivou a alcançar sua meta de vida, ficando na história para sempre. De seu ventre sairia Obed que estabeleceu a genealogia do Rei Davi até Jesus.

Essas são algumas imagens que se podem utilizar para suspeitar que as mulheres estão conspirando a unirem-se em prol de uma linda amizade e trabalhar juntas por alcançar novas formas de viver para nós, nossas famílias e nossa sociedade.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Muitos bens não nos consolam tanto quanto um coração alegre.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br