Irmãos e irmãs na fé, graça e paz!
No Salmo 138.3 lemos: “Quando te chamei, tu me respondeste e, com o teu poder, aumentaste as minhas forças.”
Davi era homem de fé. Na fraqueza da vida clamou a Deus. Em resposta Deus o cuidou. O cuidado veio em forma de forças para que pudesse continuar a jornada da vida. Davi, ao orar, recebeu a ajuda decisiva de Deus pois os problemas ganharam também o senhorio de Deus.
Cada um e cada uma de nós tem os seus problemas. São problemas pessoais, da família, da Igreja e também da sociedade. Por vezes são tantos que “me sufocam”, dizemos.
A palavra pastoral de hoje recomenda fazer o que Davi fez. Clamar a Deus em oração e colocar sob o senhorio dele todos os problemas.
Viver a esperança de que Deus responderá à oração com gestos de cuidado, forças e a solidariedade necessárias para a continuidade da caminhada da tua vida. Nada faltará e a missão a ti confiada se cumprirá.
Creio que Deus responde todas as orações feitas. Talvez não no tempo da nossa ansiedade ou da forma como desejamos. Mas certamente com o que precisamos pois enquanto nós queremos resolver os problemas imediatos Deus nos conduz por toda a vida e sabe o que precisaremos lá na frente.
Oremos: Amado Deus. Nós invocamos o teu nome e colocamos em teu senhorio os problemas que temos na família, na igreja e no nosso país. Estende tua mão graciosa e misericordiosa sobre eles e sobre nós. Não pedimos que os resolvas de forma mágica, mas que nos dês o cuidado, a força e a perseverança necessárias para superar cada um deles. Contigo, Senhor, será possível. Em nome de Jesus Cristo, amém.
Deus te abençoe. E ao fazê-lo mantenha sua vida aberta e seu coração receptivo para o que Cristo tem a oferecer. Amém.