Quem tem o Bom Pastor, tem tudo!
Como é agradável ler e ouvir o Salmo 23, não é mesmo? E você sabe o porquê? É por que ali temos a expressão de louvor de uma pessoa que está satisfeita com Deus. Alguém que reconhece que se tem a Deus, tem tudo do que precisa. Se Deus está com ele, nenhuma outra coisa vai lhe fazer falta, pois Deus é aquele que supre todas as suas necessidades. Mesmo com a existência de dificuldades, de inimigos e da morte não há o que temer, pois Deus basta! Esta compreensão transmite paz, leveza, confiança.
O salmo 23 nos leva a ver as coisas de maneira diferente da habitual. Ele nos desafia a não focar no sofrimento, na lamentação, na busca de culpados para os infortúnios da vida. O salmo 23 também se opõe à ideia de que as posses, riquezas e bens materiais tragam a satisfação plena. O salmista, por sua vez, encontra alegria e o sentido da vida naquilo que Deus fez, faz e fará por ele. Permanece na certeza de habitar para sempre na casa Deus, independente do que venha a acontecer. Sobretudo, o salmo 23 nos apresenta um Deus que cuida de nós, como um bom pastor cuida de seu rebanho.
Conta-se de que certa vez houve em uma comunidade uma apresentação de declamações de textos bíblicos e poesias cristãs. Várias pessoas se apresentaram e foram aplaudidas. Para o desfecho das apresentações havia dois convidados especiais que declamariam o Salmo 23, o salmo do Pastor: o primeiro, um famoso orador, e o outro, um pastor já bastante idoso. Chegada a sua vez, o orador, com voz forte e imponente começa: O Senhor é o meu pastor, nada me faltará... Ao final, todos lhe aplaudiram de pé, euforicamente, pois realmente havia feito uma belíssima declamação. Por fim, o idoso pastor sobe ao palco com dificuldades e após a ovacionada apresentação do orador, meio sem graça, com voz trêmula e fraquejada pelo tempo, fecha os olhos e pausadamente recita: O Senhor é o meu pastor... nada me faltará. Ao findar, ninguém aplaudiu. Quando novamente abriu os seus olhos viu todos profundamente emocionados e tocados pelas suas palavras. A diferença? O orador conhecia muito bem o salmo do Pastor. Já o idoso, conhecia muito bem o Pastor do salmo.
Caro irmão, cara irmã. Tenho certeza que você conhece o salmo do Pastor. Mas, você conhece bem o Pastor do Salmo? É ele quem certamente fará toda a diferença em sua vida. Quem tem o Bom Pastor, tem tudo! Amém.