A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Começar de novo

23/11/2021

Queridos irmão e irmãs. Se você pudesse começar a sua vida de novo, você tomaria as mesmas decisões? Você faria as mesmas coisas que fez até agora? Para sermos sinceros, tenho a certeza de que todos gostariam de mudar uma ou outra coisa na sua vida. Procuraríamos não cair nos mesmos erros. Teríamos mais cuidado em algumas escolhas e decisões.

No entanto, a vida não é como um ensaio de teatro. Quando ensaiamos uma peça de teatro acontecem muitos erros, os atores esquecem o texto, a gente ri quando é preciso ficar em silêncio. Mas ensaio é ensaio. Ainda é possível corrigir. Porém quando chega a hora da apresentação, é preciso muito cuidado. Um erro pode prejudicar toda a peça.

Mas no palco da vida a gente entra logo em ação. Na nossa história de vida não há ensaios. Os acertos marcarão a nossa vida, assim como os erros vão marcar a nossa história. Mas mesmo que a nossa vida não tenha sido um espetáculo, ainda é possível realizar coisas boas e importantes. Não importa se você já viveu 20, 30, 50, ou 70 anos. A pergunta que você deve fazer é o que eu ainda posso fazer com a vida que me resta?

Em Romanos 12.2, o apóstolo Paulo lembra aos cristãos de Roma daquilo que eles ainda podem fazer nas suas vidas.

1. A primeira coisa a fazer é romper com o passado:

Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. Ou seja, não se conforme com o padrão do mundo, com o modismo, que quer tornar você igual à todos. Seja diferente do mundo. Mesmo que isto seja difícil. 

Conta-se uma história que um jovem fez um curso para ser policial numa grande cidade e no teste final tinha que responder a seguinte pergunta. Imagine que você está fazendo ronda, quando de repente ocorre uma explosão. No meio do fogo há um carro onde um homem e uma mulher tentam sair das chamas. Você percebe que a mulher é a esposa de seu chefe. Enquanto você corre em direção ao carro em chamas, você percebe que ali perto está um dos bandidos mais procurados pela polícia. De repente você houve gritos de um homem que foi jogado num rio com a explosão. Este homem não sabe nadar e precisa de alguém que o salve. Tendo em mente o que você aprendeu no curso, quais seriam suas primeiras ações. O rapaz depois de pensar nestas situações desastrosas, respondeu: Eu tiraria o meu uniforme de policial e me misturaria na multidão. Este jovem vendo tantas situações complicadas para resolver, foge do problema. Foge do compromisso.

Muitos são os que simpatizam com este estilo de vida. É mais fácil tirar o uniforme de cristão e nos misturarmos à multidão. Assim não precisamos fazer nada, o mundo que se vire. Mas somos chamados por Deus a sermos sal e luz, sermos visíveis, diferentes das pessoas do mundo, onde quer que estejamos, nós devemos dar testemunho da nossa fé e diante de quaisquer circunstâncias. 

2. A segunda coisa que podemos fazer ainda com a vida que nos resta é começar de novo.

A bíblia diz, transformai-vos. Assim como a lagarta se transforma numa linda borboleta, você pode deixar acontecer uma grande transformação na sua vida. Mas muitos têm medo desta transformação. Medo de deixar para traz as coisas conhecidas. Deus não diz que nós devemos deixar para traz as coisas boas da vida, ele quer que nós deixemos para traz todo o lixo que acumulamos, aquilo que nos afasta de Deus, dos nossos familiares, da igreja, das pessoas que são importantes para nós. E enquanto não nos desfazermos deste lixo, não poderemos sentir e participar da transformação que Deus quer operar na nossa vida e por meio de nós.

Queridos... que lixo você tem acumulado? Quais são os entulhos que você se apegou nesta vida e que te impedem de começar de novo? Jesus Cristo te faz um convite para deixar todos os entulhos aos pés da cruz. Ali você obterá uma nova vida, transformação plena e uma nova chance para recomeçar.

Quero dizer a você que está me assistindo; aproveite o resto de tempo que você ainda tem para começar de novo. Comece de novo um relacionamento mais amoroso com sua esposa. Comece um novo relacionamento mais carinhoso com seus filhos, comece de novo a ter o hábito de ler a Bíblia, de orar, de ter comunhão com Deus. Comece de novo uma vida dedicada a servir o teu irmão que precisa do teu auxílio. Comece de novo. No palco da vida, hoje Jesus Cristo te permite recomeçar. Que Deus nos ajude! Amém.
 


Autor(a): Pastor Jairo Rivelino Ebeling
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65285
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br