“Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer... tornando-vos modelo do rebanho”. 1 Pe 5. 2-3
Meditação: De acordo com Bíblia, Deus nos chama, prepara e envia para contribuir no seu Reino a partir dos dons que recebemos Dele.
O Tema deste ano da IECLB, também nos incentiva. “Viver o Batismo: Dons a serviço”.
Conforme 1 Pedro 5.2-3, nossa missão consiste em cuidar do rebanho de Deus. Um “rebanho” que não é nosso, porém, ele nos é confiado.
Na Igreja ou sociedade temos espaços onde o pastoreio do rebanho de Deus acontece, não por obrigação, “mas espontaneamente, “Como Deus quer” (v.2).
Significa que o pastoreio precisa ser exercido de acordo com a vontade de Deus.
Para isso, carecemos sempre da luz do Espírito Santo. Por meio do Espírito Deus nos impulsiona, capacita, encoraja, a pastorear, a cuidar e amar o rebanho para que a Sua Missão continue, assim como Jesus Cristo ensinou.
No atual contexto carecemos de muita luz e orientação. Estamos a mais de um ano enfrentando uma pandemia que carece diariamente de orações e ações que incluem decisões. Pastorear o rebanho de Deus, como Deus quer, com boa vontade, tornando-se modelo, inclui cuidado e amor em tudo que fazemos.
Neste tempo de pandemia, inclui acima de tudo, cuidado com a vida. Com a nossa e a vida do próximo. Para isso precisamos sempre de muita da sabedoria de Deus. Convido para a Oração...
Oração: Santo Deus, obrigado pelo teu cuidado e proteção.
A tua presença nos tranquiliza, reanima e incentiva a servir.
Pedimos pela tua sabedoria para cuidar do teu rebanho, no qual fazemos parte. Intercedemos pelas dores deste mundo, pelos enfermos, enlutados, cura e fortalece com o teu poder. Pedimos pelo fim da Pandemia.
Oramos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém!
Anexo: A presente Meditação foi preparada para Devocional em Famílias. Observe em Arquivos para Download, abaixo.
P. Mário Maass
Vice-Pastor Sinodal
Sinodo Rio Paraná
Pastor na Paróquia Vila Nova
em Toledo/PR, onde reside