Que a graca, a paz e o amor de Deus sejam com todos e todas nós. Amém.
Convido você a recordar, a fazer memória, de momentos na sua vida em que experimentou a graça, o cuidado, a misericórdia de Deus, e disse: “Até aqui me trouxe Deus”; ou “Até aqui nos ajudou o Senhor”. Procure lembrar: desde o nascimento até os dias de hoje! Você vai se surpreender, pois temos muitas histórias a contar.
No Livro de 1º Samuel 7.12 narra-se que Samuel, e sob sua liderança o povo israelita, passaram por um momento tenso e difícil. Quando tudo isso passou, ele então erigiu uma pedra MEMORIAL, entre Mizpa e Sem, e a chamou de Ebenézer (que significa “Pedra de socorro”). Ele fez isso para que ninguém esquecesse de que eles foram ajudados por Deus. E, a seguir, ele expressa: “Até aqui nos ajudou o Senhor”. Temos aqui uma confissão de fé de quem experimentou a presença e a ajuda de Deus. Samuel demonstra, assim, a sua gratidão a Deus.
Em nossa vida podemos recordar também hoje os vários momentos ou situações em que Deus nos ajudou e abençoou, e expressar gratidão!
Com base neste texto bíblico foi criado o hino Até aqui me trouxe Deus (470 LCI). Ouçamos ou cantemos juntos/as, agradecidos/as:
1. Até aqui me trouxe Deus; guiou-me com bondade.
Ele amparou os passos meus com graça e fieldade.
Até aqui me protegeu, perdão e paz me concedeu,
conforto e alegria.
2. Louvor te rendo e gratidão por tudo que fizeste;
por toda a graça e proteção que sempre, ó Pai, me deste.
Quero exaltar, meu Salvador, o teu poder, o teu amor
com que me agraciaste.
3. Ajuda no porvir, Senhor, com teu poder me guia;
revela o teu eterno amor em dor e em alegria.
Confessarei até morrer: Por Cristo, ó Deus, me hás de valer!
Somente em ti confio!