A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

As Promessas de Esperança

As Promessas de Esperança

26/06/2020

Ezequiel 17. 22-24
...

O texto em apreço, está inserido no bloco, do livro de Ezequiel, um período muito triste e trágico do antigo povo de Israel. Pois, os babilônios haviam invadido o reino de Judá.

O livro relata as alianças injustas de reis, intrigas, as injustiças causadas contra o povo, bem como, o desvio das pessoas da vontade de Deus. O profeta Ezequiel, profetizou cinco séculos antes de Cristo, com o povo exilado, sendo esmagado pelo poder, frustrado e distante da sua terra natal.
Nessa situação de dor e angústia, ainda há pregadores, falsos profetas e falsas profetisas, que se aproveitam da fragilidade das pessoas. Prometiam ao povo de Israel que se daria bem, venceria seus inimigos e estaria seguro e firme nas suas casas, pois Deus não permitiria que nenhum mal assolasse a sua vida.

Mas não é exatamente isso que se confirma. Pois o mal veio. O povo não estava imune ao sofrimento e a destruição. Mas isso não quer dizer, que foi Deus que falhou, mas sim, os falsos profetas e as falsas profetisas que falharam, pois prometeram o que Deus não prometeu.

Enquanto os verdadeiros profetas de Deus denunciam a injustiça, o abandono da vida em pecado. Os profetas de si mesmo, estão com os olhos e o coração cheio de cobiça e ganância. Estão atrás do dinheiro dos fiéis, usando o nome de Deus em vão. Pregam e enganam, usam as artimanhas, e dizem que o Senhor mesmo daria um jeito naquela situação esmagadora e de sofrimento, e que o povo não precisaria mudar de atitude, de seus erros, de sua vida de pecado. E, como se isso tudo não tivesse nenhuma consequência na caminhada.

Mas o Deus da justiça na falha. As consequências vieram e o Profeta Ezequiel fala agora em nome de Deus. Como o escolhido, anuncia a esperança e denuncia o pecado instalado. Agora as pessoas tinham mais uma oportunidade de arrepender e se voltar para Deus. Mas nem todos fizeram a escolha correta: de prestar atenção na voz da verdade. Preferiram fazer vista grossa, e escolher ficar contra os preceitos de Deus.
...
Teixeira de Freitas/BA, 28 de junho de 2020.

Diác. Davi Haese 


Autor(a): Davi Haese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: Linhares (ES) / Comunidade: Teixeira de Freitas (BA)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Ezequiel / Capitulo: 17 / Versículo Inicial: 22 / Versículo Final: 24
Título da publicação: As Promessas de Esperança
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57449
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br