Arrependimento
Olá meu irmão! Olá minha irmã! Nós colocamos na presença do Deus que é Pai, Filho e Santo Espírito. Amém.
Todos nós erramos. Erramos porque vivemos a realidade do pecado e da limitação humana mas algo que Jesus Cristo nos ensinou é que sempre de novo podemos reconhecer o nosso erro, nos arrependermos dele e mudar de vida.
O profeta Joel lá no antigo testamento, já dizia algo parecido. Ele questionava a hipocrisia de muitas pessoas no seu tempo, porque elas diziam se arrepender de fazer o mal exteriormente, rasgando suas roupas - conforme a tradição judaica - e colocando cinzas sobre a cabeça. Por fora até poderiam parecer arrependidos/as, mas por dentro nada mudava.
Assim diz o profeta Joel no capítulo 2, versículo 13: “Em sinal de arrependimento não rasguem as roupas, mas sim o coração. Voltem para o Senhor nosso Deus pois ele é bondoso misericordioso, é paciente muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar”.
Rasgar o coração é aquele sentimento quando a gente sente o “peito apertado”, “aquele nó na garganta”, aquela sensação de que “ah! Eu sei que eu fiz uma coisa muito errada”. É esse sentimento “do coração rasgado”, o primeiro passo para a reconciliação com Deus.
Meu irmão, minha irmã! A gente não precisa de gente que ostente arrependimento. A gente precisa de corações rasgados e humildes, para que assim tenhamos vida digna, vida abundante uns com os outros em verdadeiro amor ao próximo. Pensemos nisso! Amém.
Vamos orar? Querido Deus! Tu conheces as nossas limitações. E diante de ti abrimos a nossa mente e rasgamos o nosso coração. Diante de Ti não usamos máscaras e tu conheces o nosso âmago. Tem piedade de nós! Torna-nos mais humildes, mais sinceros/as. Transforma-nos em pessoas melhores. É por Cristo Jesus que nós oramos. Amém.
Que Deus mantenha a tua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressa e sem preguiça. Que assim te abençoe o Deus que é Pai/Mãe, Filho e Espírito Santo. Amém.