A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Aprender - P. Elton Pothin - 02 de agosto de 2021

Oração em tempo de coronavírus

01/08/2021

Havia um professor em biologia que também era ecologista. Certa vez, estava conversando sobre a água e a importância dos rios. O professor pediu que o aluno observasse por algum tempo o rio que passava ao longo da cidade.

Depois de um tempo, voltaram a conversar sobre o rio e o aluno relatou:

- O rio é fonte de sustento de nossa cidade. Ele nos dá a água que bebemos, irriga a plantação, os campos dos animais, as árvores que nos dão frutas. Nossa vida depende do rio.

Ao que o professor recomendou que o jovem continuasse a observar o rio. Algum tempo depois, voltaram a conversar sobre o assunto:

- O rio serve também como lição de vida para nós. Ele nasce pequeno, mas ao longo do seu curso, vai se tornando cada vez maior. O rio tem por objetivo chegar ao oceano. Mas para chegar lá, vai precisar passar por muitas mudanças. Precisa também aprender a fluir de acordo com o terreno, aprendendo a desviar os obstáculos.

Mais uma vez, o professor pediu que o aluno continuasse a observar o rio por mais algum tempo. Algum tempo depois, os dois voltaram a conversar.

- Observei o ciclo das águas. Esta água já foi uma nuvem, virou chuva e penetrou na terra várias vezes. O rio pode diminuir de tamanho em épocas de seca e aumentar de tamanho em época de muita chuva. Seca e enchente fazem parte de um processo maior do clima do planeta. Professor, aprendi que, cada vez que eu observo o rio, aprendo algo novo. É observando o rio que aprendi tudo isso. Se não tivesse feito isso, ainda muito pouco saberia dele.

Essa história quer nos ensinar em relação à nossa vida de fé. Muitos já acham que sabem o suficiente. Afinal, foram no Ensino Confirmatório (antigamente chamado de Doutrina), foram confirmados, dizem que sabem o que precisam sobre Deus e Sua vontade.

Mas, assim como o estudante aprendeu a cada vez um aspecto diferente sobre o rio, assim também aprendemos sempre algo novo ao lermos a Bíblia, ao participarmos de um estudo bíblico ou outro grupo de estudo da Comunidade, ao lermos os devocionários com meditações.

2 Timóteo 3.16 nos lembra: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça a fim de que o home de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Não por acaso que Lutero escreve sobre a leitura da Bíblia: “As escrituras sagradas se comparam a um imenso pomar, no qual há sempre frutos a colher. A Bíblia é como uma erva; quanto mais é manuseada, mais perfume exala.”

Aprendamos da história acima, de Lutero e não cansemos de sempre olhar para a Sagrada Escritura, de participar da Igreja, de ler meditações, de orar. Sempre iremos descobrir um aspecto novo que não havíamos observados, sempre haverá uma nova fruta a colher, sempre haverá um bom perfume que irá tornar nossa vida melhor.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br