Graças a Deus pelo seu dom indescritível!
2 Coríntios 9.15
No último dia de maio, celebramos o Pentecostes, a festa de aniversário da Igreja. Nele lembramos de forma viva como Deus derrama sobre os seus filhos e as suas filhas o seu Espírito. Num culto on-line, 33 pessoas participaram no vídeo dessa celebração. Mesmo em meio à pandemia, nós pudemos sentir que não estamos sozinhos, sozinhas.
As primeiras pessoas seguidoras de Cristo enfrentaram situações complicadas: os apóstolos tinham medo de que também eles fossem julgados e condenados; as primeiras comunidades foram perseguidas por judeus fervorosos que queriam eliminar a heresia do caminho ou sofriam perseguição do Império Romano por não se adequarem à sociedade. Nós encontramos inúmeros exemplos de que a vida dessas pessoas não fora fácil.
Talvez hoje no Rio de Janeiro, as pessoas cristãs não sofram com perseguições. Mas, a pandemia da COVID-19 tem nos deixado cientes de que estamos em tempos muito conturbados. Se a saúde não é afetada pelo novo coronavírus, outros problemas estão acentuando-se, depressão, angústia, obesidade, hipertensão, além das doenças que estavam antes da pandemia. E se não for saúde, muitas pessoas estão sentindo o peso da pandemia seja na economia ou na política. Tudo isso pode ser desesperante, desanimador, doloroso.
Mesmo assim, como pessoas que recebemos o Espírito de Deus não desanimamos nem desesperançamos, porque sabemos que os tempos conturbados passam. Temos um Deus que cuida de cada um, cada uma de nós e que através do seu Espírito nos permite levantar a cabeça apesar das adversidades, que nos dá forças para não desesperar nem ficar em apatia, que nos ajuda a viver cada dia sob a sua graça e sua misericórdia.
Quando tudo complicar e parecer que não existe mais saída, lembremos que somos pessoas ungidas pelo Espírito divino que veio conosco habitar. Em Deus, podemos encontrar o ânimo que por nós mesmos não conseguimos ter. Graças a Deus por isso!