Querida irmã, querido irmão em Cristo!
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo; o grande amor de Deus, o Pai; e a comunhão do Espírito Santo seja com você, com a sua família e com tod@s nós.
Nesse dia queremos orar e ter como tema a ALEGRIA. Não é essa alegria em que nós nos alegramos quando nós tivermos uma nova TV 65 polegadas; não é essa alegria que teremos quando conseguirmos a tão desejada casa com dois andares; não é aquela alegria que vamos sentir quando conseguirmos aquele carro importado; não é aque-la alegria que vamos experimentar quando ganharmos na mega-sena. Nada disso. Não é dessa alegria que eu estou me referindo. É uma alegria que a Bíblia fala no Salmo 68.3 “As pessoas boas ficam contentes e felizes na Sua presença e, cheios de alegria, cantam hinos”. E em Filipenses 4.4, o apóstolo Paulo diz: “Tenham sempre alegria, unid@s com o Senhor! Repito: tenham alegria!”. Esse “repito” não foi meu! É do próprio apóstolo Paulo. Na tradução de Almeida ele diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo: Alegrai-vos!”.
A Comunidade de Filipos é a Comunidade que está no coração do apóstolo Paulo. É a primeira Comunidade fundada pelo Apóstolo Paulo. A primeira Comunidade na Europa (o que é a Europa hoje), na cidade de Filipos e Paulo escre-ve essa carta quando ele está no xilindró, quando ele está preso. Quase dois anos de prisão. O motivo da prisão? Por anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. E é nesse ambiente, preso, que o apóstolo Paulo vai dizer: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Outra vez vos digo: Alegrai-vos!”. Aqui fica claro que o tema principal dessa carta é a alegria, tanto é que ela também é conhecida como ‘a carta da alegria’. E a gente sente muita afetividade de Paulo por aqueles irmãos e por aquelas irmãs lá na Comunidade de Filipos. E o apóstolo Paulo, mesmo preso, quer nos ensinar o seguinte: a ter alegria...no sofrimento; no serviço; na fé; na doação.
Eu sei que nem sempre isto é fácil. Mas no Senhor (no Senhor Jesus Cristo) nós conseguimos experimentar alegria nesses diversos momentos: no sofrimento, no serviço, na fé e na doação.
E eu quero encerrar convidando você a cantar junto o hino 153 do nosso Livro de Cantos da IECLB, da igreja. Eu vou colocar a música e desafio que você cante junto. E com isso nós encerramos fazendo a nossa oração cantando esta música:
Alegrai-vos sempre no Senhor. Alegrai-vos no Senhor! Alegrai-vos sempre no Senhor. Alegrai-vos no Senhor! Alegrai! Alegrai! Alegrai-vos no Senhor!
Um grande beijo no seu coração, no de sua família e para sua Comunidade de fé.