O GIRASSOL
“Respondeu Jesus: 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.” (Mateus 22.37-29)
A criação de Deus é bela e diversificada. E muito nos ensina.
Hoje quero conversar com você sobre os ensinamentos do girassol.
Como planta é muito conhecida. Por ser bela e de cores vivas é vista em muitas festividades. É também útil por nos brindar com óleo e massa verde para silagem.
Mas ele é também um símbolo religioso. O Girassol, como o nome diz, gira o centro da flor de acordo com a inclinação do sol. Ele quer que a luz do sol sempre encontre o centro da flor. É assim que se alimenta de energia.
Imagino que você conhece essa comparação que diz: assim como o girassol está voltado para o sol, a pessoa cristã quer estar voltada para Cristo.
Muito bela comparação.
Mas e em dias nublados ou chuvosos, quando não há sol, como fica o girassol?
Nestes dias as flores se voltam umas para as outras para dividirem entre si as suas energias. Nos dias nublados exercem o que podemos chamar de cuidado mútuo.
Assim em nossa vida. Nas dificuldades da vida, em dias nublados, buscamos aconchego na família, com os amigos e amigas, na comunidade de fé, com colegas de trabalho.
De uma forma ou de outra Deus cuida de nós. Confie e ame. Ame a Deus e ame ao próximo. (Mateus 22.37-39)
Oremos: Amado Deus. Graças rendemos por Jesus Cristo ser nossa luz. Dele aprendemos que amar a Ti é amar ao próximo. Ensina-nos, Senhor, a viver de forma interdependente. Ensina-nos deste amor que cuida e recebe cuidado. Por Jesus Cristo, amém.
Encante-se com a natureza. Cuide dela. É a nossa casa comum. Um abençoado dia.