A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

95 teses de Martim Lutero - Mateus 4.17 - P. Francisco Santos - 06 de outubro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

05/10/2020

 

Paz e bem! Está começando o Momento de Oração. Hoje vamos falar sobre as 95 teses de Martinho Lutero. A palavra bíblica queremos refletir é a que se encontra em Mateus 4.17: “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” Essa palavra da uma base para a primeira tese de Lutero. No livro De Luder a Lutero- Uma biografia, do P. Dr. Martin Dreher, enfatiza que Lutero ao afixar as 95 teses, na porta da Igreja, do Castelo de Wittenberg, Lutero queria debater e dar uma resposta a seus paroquianos a respeito da Penitência. Esse momento na Igreja estava sendo usado com a Indulgência, para que a Igreja pudesse auferir recursos financeiros. 

Lutero em seu debate iniciou a reforma, como tradicionalmente conhecemos, no dia 31 de outubro de 1517, com a disseminação e o debate das 95 teses, resultando no Movimento da Reforma da Igreja.

A primeira tese foi formulada dessa forma: “Ao dizer Fazei penitência etc., nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo quis que toda a vida dos fiéis fosse penitência.”

Martinho Lutero, além de padre e monge ele era professor universitário, trouxe esse debate para o povo. As 95 teses “viralizaram” foram proclamadas e em duas semanas todo o povo alemão tomou conhecimento, de todo o empenho e a busca por um verdadeiro arrependimento, de voltar-se a Cristo, Martinho Lutero nas últimas teses, ele falou sobre que as pessoas dizem paz, paz, enquanto nós deveríamos dizer cruz, cruz. A Cruz que vêm em encontro aos nossos anseios por salvação, por realmente a um sentimento que brota do coração, de arrepender-se e não comprar isso diante de Deus. E esse é o momento importante e que floresce como as flores na primavera a beleza e a transformação da Igreja. Vamos orar e pedir esse mesmo espírito da Reforma para os nossos dias, precisamos ter uma segunda reforma e estamos tendo com a pandemia.

Oremos: Bondoso Deus e Pai, nos colocamos diante de ti, como pessoas pecadoras, que estão distantes da tua verdade. Senhor ilumina nosso pensamento e nosso agir, que possam ir ao encontro das pessoas que sofrem. Que o verdadeiro amor, que brota do teu Evangelho possa ser espalhado pelo mundo. Nós te pedimos tudo em nome de Jesus Cristo. Amém!

Bênção: Que o Senhor te abençoe, que o Senhor te proteja. Em nome de Jesus Cristo. Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br