A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

200 mil mortes por Covid-19

08/01/2021

 

200 mil mortes por Covid-19

A minha alma se consome de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra” (Salmo 119.28)

Chegamos à assustadora marca de 200 mil mortes por Covid-19 no Brasil. Como Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, expressamos nosso sentimento de consternação e suplicamos a Deus para consolar as pessoas que sofrem pela perda de alguém.

Quantas mortes são necessárias para sensibilizar uma pessoa, para comover uma nação? Quais pessoas precisam morrer para que um coração sinta a dor causada pela morte? Quais sintomas e sequelas são capazes de convencer alguém sobre a gravidade de uma doença? Quantas mortes ainda virão?

Desde o início da pandemia, organizações médicas e científicas alertam para o potencial mortal do novo coronavírus. Muitas pessoas levaram a sério e outras desprezaram as recomendações de cuidado. Algumas lideranças políticas agiram com responsabilidade e compromisso com a vida. Outras se omitiram e demonstraram descaso. Diante do furor do vírus, a morte de milhares de pessoas era inevitável. Entretanto, muitas vidas poderiam ser poupadas. E muitas mortes ainda podem ser evitadas.

Além do distanciamento e dos cuidados com higiene, a vacinação ampla é a perspectiva mais promissora no momento. É dever do poder público garantir o acesso gratuito da vacina a toda a população. Sabemos que o processo é complexo, requer planejamento, recursos e tempo. Justamente por isto não podemos nos conformar com negligências e justificativas enganosas. Agilidade e eficiência determinam a vida ou a morte.

A IECLB está comprometida com a vida e com ações para diminuir as consequências da pandemia de Covid-19. Teremos tempos difíceis também em 2021. Neste sentido, insistimos na necessidade de manter os cuidados. Não vamos nos deixar influenciar pela insensatez, nem permitir que o desânimo tome conta de nós. Vamos manter a esperança, porque Deus está conosco!

Jesus disse: “vocês são a luz do mundo” (Mateus 5.14). Na escuridão da pandemia, seremos luz na medida em que agirmos de forma responsável, tomando todos os cuidados para evitar a propagação do novo coronavírus. Seremos luz quando tivermos atitude de cuidado com pessoas que sofrem as consequências da pandemia. Este cuidado pode ser uma oração, uma palavra de conforto e esperança, uma ação diaconal. Seremos luz quando seguirmos a luz de Cristo: compaixão, verdade, fé, justiça, paz.

Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB
 


Autor(a): Presidência da IECLB
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
ID: 60797

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br