Sejam alegres por estarem unidos com o Senhor!
(Filipenses 3.1)
Quando enfrentamos dificuldades, sentimo-nos deprimidos e insatisfeitos. Reclamamos da situação adversa e dificilmente se verá um sorriso no nosso rosto. Em meio à dor parece absurdo dizermos que estamos contentes. Achamos que a recomendação do apóstolo Paulo aos Filipenses só pode ter sido dirigida a pessoas que estavam em paz e em boa situação financeira e de saúde.
No entanto, Paulo escreveu estas palavras quando ele estava na prisão, acorrentado, sofrendo as piores privações. Simultaneamente, a comunidade dos Filipenses sofria perseguições por causa da sua fé em Jesus Cristo e enfrentava profundas divisões internas. Tudo apontava para um profundo desânimo. Porém, ao invés de reclamar, o apóstolo convidou a comunidade para unir-se a ele na alegria. Não seria isso uma contradição? Qual seria o motivo da alegria? Na carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo repete sete vezes o convite à alegria. Trata-se de um tema central da carta.
Também nós sintamo-nos contagiados por este convite. Aprendamos de Paulo a confiar mais em Deus. O apóstolo tinha a plena convicção de que Deus haveria de conduzi-lo através de todas as dificuldades. Ele enxergava a si e a Comunidade como instrumentos do Evangelho para dar testemunho justamente ali onde as coisas pareciam ser mais difíceis e sofridas. Ele considerou a perseguição uma oportunidade única para levar o Evangelho a pessoas e lugares antes inimagináveis. Paulo descobriu que a alegria é um dos frutos do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23).
Aprendamos a ter um projeto de futuro para nossa Comunidade. Vivamos na alegria e na confiança da realização do Dia do Senhor Jesus Cristo! Esta alegria nada e ninguém podem nos tirar!
Pastor Geraldo Graf
Publicado na edição 86 do Informativo dos Luteranos - julho/2009