Projeto - Quem somos nós?
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte
12 Encontros semanais de reflexão sobre a base da fé cristã e da confessionalidade luterana. O que nos caracteriza, o que nos une, o que nos impulsa?
Período: Março até junho e agosto até novembro.
A quem se dirige:
Para novos membros que desejam fazer profissão de fé e para membros da IECLB que querem aprofundar seus conhecimentos sobre a fé cristã, a história da igreja e a confessionalidade luterana.
Recursos:
Material já elaborado pelo Sínodo Vale do Itajaí e material próprio da CECLBH
Conteúdo dos Encontros:
- A fé cristã e seus aspectos essenciais.
(Qual o conteúdo de sua fé? Eu tenho fé? De onde vem a fé? Como perceber a ação de Deus?, Fé: confiança-conteúdo-vivência, questionamentos e controvérsias, confissões de fé)
- Como podemos declarar a nossa fé cristã? Primeiro artigo do Credo Apostólico
(Todo-poderoso, Deus criador, Big-Bang, cuidado da criação, encarnação, somente a cruz de Cristo nos traz justificação)
- Como podemos declarar a nossa fé cristã? Segundo artigo do Credo Apostólico
(onde fica o mundo dos mortos?, a morte não tem a última palavra, ressurreição (com que tipo de corpo?), onde está o céu? O que significa que Jesus virá para julgar os vivos e os mortos?)
- Como podemos declarar a nossa fé cristã? Terceiro artigo do Credo Apostólico
(O que é o Espírito Santo e o que ele faz? Quem recebe o Espírito Santo? Sinais do Espírito Santo, marca das igreja, igreja nas casas, por que falamos em santos na igreja luterana?, o que é pecado, o que é moral e o que é moralismo? Vida eterna.
- De onde vem e por que surgiu a Igreja Luterana?
(as primeiras comunidades cristãs, perseguição e martírio, Imperador Constantino, Igreja e o poder, movimentos internos de renovação, igreja e diaconia, precursores da Reforma, Francisco de Assis, Martin Lutero e as indulgências)
- Lutero e a Reforma da Igreja Romana
(as 95 teses, o medo da justiça de Deus, o purgatório, o acúmulo de boas obras dos santos, Ulrico Zwinglio, Joao Calvino, princípios luteranos, a questão da salvação, fé e obras , a santa ceia, sacerdócio universal das pessoas que creem, o Concilio de Trento, o Barroco)
(Até aqui vai o material do Sinodo Vale do Itajai)
- As mulheres na Reforma
(Catarina von Bora, Argula von Grumbach, Catarina Shutz Zell, Elisabeth von Brandenburg, a ordenação de pastoras, as mulheres na liderança da IECLB.)
- O desenvolvimento do protestantismo e a origem das diferentes igrejas
(igrejas reformadas e calvinistas, o movimento reformado na Inglaterra, otros grupos da Reforma como os menonitas, os puritanos, o surgimento da igreja presbiteriana, os batistas, os metodistas, a migração para os Estados Unidos, o destino manifesto, as missiões)
- O que falta para a comunhão das igrejas luteranas no Brasil e na América Latina?
(o luteranismo depois de Lutero, os luteranos ortodoxos e os filipistas, a confissão de Augsburgo, a fórmula de Concórdia, o pietismo, os velhos luteranos e os neo-luteranos, o rei da Prússia Frederico Guilherme III, a migração luterana da Europa para outras partes do mundo, a igreja luterana Missouri, outras igrejas luteranas no mundo e na América Latina, qual é o principio protestante que toda pessoa luterana deve manter?)
- A história da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte
(com testemunho de historiador@s da Comunidade e de historias das pessoas mais idosas)
- Grupos da Comunidade e da IBML onde se pode participar.
(igreja e diaconia, a origem da IBML e dos projetos sociais, oportunidades de intercâmbio, estágio e serviço voluntario, o dia da diaconia, a participação dos familiares atendidos pelos projetos na vida da CECLBH).
- A IECLB e os desafios da atualidade
(o que é família, a questão da sexualidade, a homo-afetidade é pecado?, a bençao para casais homoafetivos?, violência de género)
A cada semestre os encontros terminam com um culto de profissão de fé e uma confraternização com café ou almoço.