Onde está a vossa fé? (Lucas 8.25) - É desta forma que Jesus Cristo se dirige aos seus discípulos quando estes se desesperam em alto mar, em meio a uma forte ventania. Onde está a tua fé? - Também assim Jesus pergunta a cada um de nós quando nos sentimos afundando, em meio aos vendavais de enfermidade, luto, desagregação familiar, crise econômica e insegurança no trabalho.
Os discípulos não levaram em conta um aspecto fundamental: apesar do temporal, apesar do barco estar fazendo água, o Salvador estava com eles. Embora parecesse estar dormindo, ele tinha o pleno domínio sobre as forças da natureza. Bastou uma só palavra para que o mar se acalmasse novamente. No meio do perigo, os discípulos focaram somente naquilo que os ameaçava. Por isso, o desespero tomara conta deles.
O aspecto positivo da história bíblica é que o Senhor permite que seus discípulos o procurem no meio da aflição. Apavorados, eles se dirigem a Jesus e encontram socorro. A pergunta de Jesus se refere ao fato dos discípulos não confiarem na presença dele desde o princípio, por acharem que ele estava dormindo, distante e alheio aos problemas que enfrentavam.
Um grande ensinamento está contido neste testemunho do Evangelho: mesmo com Jesus no barco da nossa vida, seremos atingidos pelos vendavais. A confiança no Senhor decidirá o modo como nos comportamos. Estar com Cristo no barco não significa fazer uma travessia sem contratempos e perigos. Porém, a consciência da presença de Jesus no barco determinará o jeito como enfrentamos os problemas.
Assim, somos convidados à confiança Naquele que vai conosco e que não nos abandona nas dificuldades. Não temas, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor (Jeremias 1 .8). Amém
Pastor Geraldo Graf
Publicado na edição 81 do Informativo dos Luteranos - fevereiro/2009