Este Caderno reúne
MOTIVAÇÕES E SUBSÍDIOS
para lideranças, Ministros e Ministras das Comunidades.
O objetivo é auxiliar na preparação de atividades com jovens no período do Advento, Epifania e Paixão.
Que o Espírito Santo de Deus ilumine você e as iniciativas da sua comunidade com os jovens.
CONTEÚDO:
Esperança - Tempo de Advento 9
Deus se revela no Quotidiano - Epifania 19
A Parábola do Filho Pródigo — Epifania 25
O Silêncio Ativo de Deus - Paixão 33
Um grupo de trabalho do Sínodo Sudeste reuniu-se para delinear um projeto de preparação de subsídios para jovens e comunidades. A ideia surgiu após o encontro de lideranças jovem que aconteceu em Araras- Petrópolis – RJ,. Na avaliação do encontro, jovens apontaram a falta de material e motivações com conteúdos contextualizados.
O pastor sinodal, Guilherme Lieven, convidou dois ministros/as com Ordenação, de cada núcleo/UP do Sínodo Sudeste, para compor o grupo de trabalho e ajudar na reflexão e elaboração desta proposta. Após uma rica reflexão e partilha sobre o assunto, a proposta recebeu o apoio, na esperança que venha preencher um vazio existente na área de atuação ministerial, como também na ação dos jovens em comunidades. Decidiu-se pela elaboração de subsídios com conteúdos e indicação de métodos para ajudar ministros/as e jovens a finalizar uma dinâmica, celebração, debate ou qualquer outra forma de interação com jovens e comunidades. O material da publicação não apresentará um texto final, mas subsídios a serem considerados, “aproveitados”, ou incluídos no trabalho com jovens e com a comunidade.
Essa metodologia visa assegurar o envolvimento das lideranças jovem e ministros/as na execução de atividades, que passam pelo diálogo com o contexto e situação/realidade dos jovens e das respectivas comunidades.
O grupo de trabalho estabeleceu, ainda, que a elaboração dos subsídios considerará as áreas temáticas Projeto de Educação Cristã Continuada: Bíblia – Confessionalidade – missão – contexto. Terá como enfoque: Juventude e a cidade – Considera-se que mesmo no meio rural da região sudeste, o jovem tem ligações com a cidade e deixa pautar-se pela dinâmica da cidade. E, invariavelmente, idealiza a dinâmica da cidade e possíveis benefícios.