A Igreja Luterana do Redentor, situada no coração da cidade velha de Jerusalém, sediou neste domingo, dia 22 de janeiro, a ordenação de Sally Azar como primeira pastora de origem palestina.
Sally nasceu e cresceu em Jerusalém e estudou na Escola de Teologia para o Oriente Próximo em Beirute/Líbano. Concluiu seu mestrado em Göttingen e Hermannsburg na Alemanha e serviu na Igreja Evangélica de Fronau até o final de 2022. Integra o Conselho da Federação Luterana Mundial e a Junta da ACT Aliança.
Como pastora ficará responsável pela comunidade de fala inglesa da Igreja do Redentor em Jerusalém e terá foco especial para o trabalho com jovens. A comunidade faz parte da Igreja Evangélica Luterana da Jordânia e Terra Santa.
Participaram da cerimônia dezenas de lideranças das Igrejas Luteranas dos Estados Unidos, do Canadá, da Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia e do Médio Oriente.
A região da Cisjordânia e a Faixa de Gaza tem em torno de 47.000 cristãos. A maioria das pessoas cristãs palestinas pertencem a denominações que não permitem a ordenação de mulheres. A Igreja Evangélica Luterana tem em torno de 3.000 membros.
Sally Azar será uma das cinco mulheres ordenadas no Oriente Médio, unido-se a uma pastora da Síria e três pastoras no Líbano.
Veja a cerimônia no vídeo abaixo.